Aliexpress-Cupom

 

O que é DHCP
Image by Colossus Cloud from Pixabay

O que é DHCP?  Você já ouviu falar nesta sigla em algum lugar?

Bom! É normal em redes de computadores  alguns serviços e recursos que utilizamos todos os dias sem nem perceber, e um deles é o DHCP.

DHCP vem do inglês que significa: Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração Dinâmica de Cliente ou numa tradução mais amigável Protocolo de Configuração de Endereço de Rede).

Portanto, O DHCP nada mais é que um protocolo de rede que permite que os computadores conectados em uma rede local recebam endereços de IP Automaticamente.

O protocolo DHCP começou a se popularizar no ano de 1993 no lugar do protocolo BOOTP que na época já estava limitado.

Apesar de muita gente desconhecer este serviço ele esta presente diariamente na vida de quem de alguma forma precisa usar um computador ou mesmo um smartphone ou tablet.

Sim! Isso mesmo!

Os smartphones e tablets também precisam de um serviço de DHCP para se conectar a rede e internet, um exemplo real é de quando você se conecta ao roteador wifi da sua casa.

O serviço de DHCP pode ser configurado em um servidor (computador robusto que fornece serviços para uma empresa) ou como ocorre na maioria das redes domesticas, o DHCP já vem  embutido nos roteadores e modems que utilizamos em nossas casas.

Qual a importância do  protocolo DHCP?

O DHCP possui um papel muito importante, principalmente em uma rede com muitos computadores.

Imagine o seguinte:

Você é o administrador de redes de uma empresa que possui mais de 400 computadores, como seria ter que definir manualmente nas configurações do windows um endereço IP para cada computador?

Certamente, seria um trabalho monstruoso que iria demandar muito tempo e seria inviável.

E ai que o DHCP mostra sua grande importância, como já falei anteriormente ele é quem distribui os endereços de IP automaticamente.

Mas, o servidor de DHCP ainda faz outros trabalhos além de apenas distribuir os endereços IP para os computadores como: Gerenciar os endereços IP quanto ao tempo que ele vai ficar reservado para um determinado computador e também quando este endereço será renovado ou distribuído para outro computador.

Tudo isso pode ser configurado pelo administrador de rede no servidor com o serviço de DHCP ativado.

Conheça agora o melhor curso de segurança em nuvem do Brasil oferecido pela SegInfoBrasil. Já faz tempo que a segurança em nuvem deixou de ser uma tecnologia do futuro para se consolidar como tecnologia do presente. Conheça agora e se profissionalize neste seguimento que só vai crescer nos próximos anos.

Como o protocolo DHCP funciona?

De uma maneira bem simples de entender o servidor DHCP funciona da seguinte maneira:

Quando um computador se conecta a rede ele envia uma informação ao servidor DHCP solicitando um endereço IP para conseguir se comunicar com outros computadores da rede e com a internet.

O servidor DHCP recebendo esta solicitação vai analisar e designar um endereço de IP que esteja disponível para o computador solicitante,  que automaticamente vai receber esta configuração e conseguir se comunicar na rede em questão.

Lógico que este processo é feito em milésimos de segundos.

Modos de funcionamento do DHCP

O DHCP possui 3 modos de operações que vou descrever logo abaixo para que você entenda como funciona cada um.

DHCP  no modo Automático

Quando o DHCP esta operando de forma automática geralmente uma faixa de endereços IP é definida nas configurações do servidor DHCP para ser utilizada na rede.

Portanto, desta forma quando um computador da rede solicitar um endereço IP, o DHCP libera o um IP dentro da faixa para o computador em questão receber.

Neste caso é bom se atentar para o número de computadores na rede, pois se configurar no DHCP uma faixa de IP que seja menor que a quantidade de computadores na rede é possível que algum computador não vai conseguir se conectar.

DHCP no modo Dinâmico

O modo de funcionamento do DHCP no modo dinâmico é bem parecido com o modo automático.

No entanto, a conexão do computador que recebeu um endereço IP designado pelo servidor DHCP, possui o período limitado que pode variar conforme o configurado pelo administrador de redes como base nas politicas de uso da rede local.

Por este motivo, o computador que receber um endereço IP quando o DHCP estiver  configurado no modo dinâmico pode ter um endereço IP por apenas algumas horas por exemplo.

DHCP no modo Manual

Quando o DHCP esta trabalhando no modo manual ele faz uma alocação de um endereço IP de acordo com o endereço MAC especifico.

Com isso o endereço IP ficará atrelado a uma determinada Placa de Rede, sendo assim o administrador pode configurar no DHCP que um determinado computador vai receber sempre o mesmo endereço de IP.

Configurar o DHCP  no modo manual é necessário quando um computador especifico precisa ter um endereço de IP especifico, porém, sem precisar configurar isso manualmente nas configurações de rede do computador.

 

Conheça o curso online em informática para você que quer se qualificar para o mercado de trabalho. Ao final do curso receba seu certificado.

 

O que acontece quando não se tem um servidor DHCP?

Esta possibilidade apesar de ser remota em empresas e mesmos em nossas casas ela pode acontecer, e quando um computador tentar solicitar um endereço IP  e não consegue encontrar este serviço disponível na rede ele vai usar um endereço disponibilizado por um recurso chamado APIPA.

O que é o APIPA?

APIPA é um recurso que foi disponibilizado pela Microsoft desde o Windows 98 e significa: Automatic Private IP Addressing  ou traduzindo Endereço Automático Privado de Endereço IP.

Como funciona o APIPA na pratica?

Quando um computador tenta se conectar a uma rede e não encontra um servidor DHCP, consequentemente não vai ter um endereço de IP valido na rede. (estou considerando o computador com configurações ativas para receber configurações de endereço de rede automaticamente).

Neste momento o Windows usa o recurso APIPA para fornecer um endereço de rede privado, ou seja, se tiver outras maquinas na mesma situação elas vão se comunicar entre elas com o endereço APIPA, no entanto não vai conseguir se comunicar com a internet por exemplo.

O endereço utilizado pelo APIPA possui o IP reservado: 169.254.0.0/255.255.0.0.

Este endereço pode ser atribuído se você não tiver um servidor DHCP rodando em sua rede local ou tiver algum problema de conectividade no switch ou no cabeamento.

Endereço APIPA
Exemplo de um computador com endereço APIPA

 

Conclusão

Como pudemos ver o DHCP  é uma solução eficiente e necessária para quem é administrador de redes de computadores.

Agora que você já sabe o que é e o que faz este protocolo de rede, esperamos que todas as suas dúvidas referentes ao assunto tenham sido esclarecidas de forma satisfatória.

No entanto, se ainda assim você tiver alguma dúvida a respeito deste assunto deixe aqui nos comentários logo abaixo que vou ter o maior prazer em te responder.

Se você ainda não é inscrito no canal do blog PessoaTech no Youtube se inscreva agora e receba nossos conteúdos em vídeos.

Para acessar o canal e se inscrever acesse aqui.

 

Curso Revolucionário de manutenção de Smartphone e Celular que já mudou a vida muitas pessoas no Brasil proporcionando  as mesmas a terem seu negócio próprio 100% lucrativo  realizando conserto e manutenção de celulares e smartphones  em poucos dias. Clique e veja como você se tornar um empreendedor deste mercado agora!

 
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.