...

O que é Litecoin? Entenda tudo sobre esta Criptomoeda!

por Edson Pessoa
45 Visualizações
Moeda representando o Litecoin

Photo by Executium on Unsplash

O Litecoin que é representado pela sigla “LTC” é uma criptomoeda, descentralizada (sem intermediários como o Governo e Bancos) que compartilha o mesmo código utilizado pelo Bitcoin, no entanto, com algumas diferenças. 

A Litecoin é uma criptomoeda que também é conhecida entre os investidores como a prata das criptomoedas, uma aversão ao Bitcoin que é o ouro das criptomoedas.

Como Surgiu a Criptomoeda Litecoin?

O código-fonte da rede Litecoin foi criada por Charlie Lee (Ex. Engenheiro do Google) em 7 de outubro de 2011 e teve seu primeiro Bloco (BlockChain) minerado 5 dias depois no dia 12 de outubro de 2011.

Charlie Lee

Charlie Lee, CC0, via Wikimedia Commons

O Criador do Litecoin, Charlie Lee preferiu ao invés de criar um novo código, incorporar o algoritmo ao Tenebrix, tendo como objetivo principal permitir um acesso maior ao Litecoin tanto na utilização como na mineração utilizando o processo de distribuição conhecido como (Proof of work) que traduzido significa “prova de trabalho” que recompensa os mineradores pela emissão de novas moedas.

No caso do Litecoin não houve pré-venda ou ICO (Oferta inicial de criptomoedas). 

Para que serve o Litecoin?

Como já falei anteriormente o Litecoin foi criado para ser uma espécie de Prata do mercado. 

Logo o Litecoin serve para ser usado em transações mais baratas e mais eficientes no uso diário tendo em vista que o bitcoin estava sendo usado mais como reserva de valor para propósitos de longo prazo

Portanto, seu valor de mercado é livremente determinado por compradores e vendedores, permitindo sua livre transferência entre seus usuários, enquanto oferece a segurança e transparência do sistema blockchain utilizado por diversas criptomoedas incluindo o Bitcoin.

Assim como o Bitcoin o Litecoin tem um número maior de moedas em relação ao Bitcoin, no entanto, existe um número limitado de moedas a ser minerado.

O Litecoin se tornou um dos criptoativos mais negociados, atualmente listado com liquidez na ampla maioria das grandes exchanges do mercado.

No final desta postagem conheça as maiores agencias de Criptomoedas onde poderá comprá-la com total segurança e confiabilidade. 

Quais as principais diferenças entre o Litecoin e Bitcoin?

Como falei anteriormente o Litecoin utiliza um sistema chamado blockchain que é o mesmo utilizado pelo Bitcoin e por outras criptomoedas, e a mineração ocorre através de validação das transações com uso de recursos computacionais para resolver complexos problemas matemáticos.  

No entanto, entre a Litecoin e Bitcoin temos algumas diferenças que deixarei logo abaixo.

  • Velocidade de transações: a validação das transações e a criação dos blocos de informação é bem mais rápido no Litecoin que no Bitcoin. Estima-se que na rede do Litecoin um novo bloco é gerado a cada 2 minutos e 30 segundos, tendo em vista os 10 minutos em média que uma validação passa para ser concluída no Bitcoin. Uma das premissas do nome da moeda “Litecoin” se deve a isso, mais leve na hora de validar e concluir uma operação. 
  • Quantidade em circulação: No Litecoin o número de moedas que serão mineradas no Litecoin é 4 vezes maior que os 21 Milhões de Bitcoins no total, atingindo o ápice de 84 milhões no ano de 2142.
  • Taxa dos mineradores: Por ser uma moeda que exigi uma capacidade de processamento computacional menor, as taxas de transação costumam ser mais acessíveis para pequenas transações diárias; isso estimula seu uso, sendo a principal promessa para alavancar seu crescimento.

Litecoin é Seguro?

Muitas pessoas que estão começando a entender deste mundo de criptomoedas com certeza tem dúvidas com relação a segurança das criptomoedas do mercado. 

Mas, é seguro ter a criptomoeda Litecoin na sua carteira de criptomoedas?

A resposta é sim, matematicamente falando é mais bem seguro do que sua conta bancária, sem falar que você tem o poder sobre o seus Litecoins, isso é fato. 

Assim como no Bitcoin, a rede da Litecoin é descentralizada e não tem um ponto único de falha.

Isso significa dizer que governos e grandes empresas não serão capazes de congelar seu saldo ou mesmo confiscá-lo seja por qualquer motivo.

Para falar a verdade a criptomoeda Litecoin é uma das 4 criptomoedas mais seguras e difíceis de se atacar.

E vale enfatizar o seguinte ponto: A Litecoin utiliza a mesma rede do Bitcoin, e isso significa dizer que muitas atualizações do código-fonte do Bitcoin podem ser aplicadas ao Litecoin o que é mais um motivo para que o Litecoin seja tão seguro.

Como comprar Litecoin?

Para comprar Litecoin é necessário criar uma conta em uma corretora de criptomoedas. 

No mercado existem diversas corretoras confiáveis como a: Binance, Mercado bitcoin, FoxBit, BlockChain e Brasil Bitcoin.

Hoje a criptomoeda Litecoin é uma ótima opção para quem quer montar uma reserva financeira que pode valorizar bastante a longo prazo, ou quem saber até mesmo surpreender em valorização assim como o Bitcoin.

Criando uma conta em uma das corretoras de criptomedas citadas acima você também poderá comprar outras criptomoedas onde entre elas temos as conhecidas Bitcoin, Bitcoin Cach entre outras. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE