Aliexpress-Cupom

O que é endereço IP

O IP é a abreviação para Internet Protocol (Protocolo de Internet) e se trata de uma identificação unica para cada computador conectado a uma rede.

Através deste protocolo é que é possível um computador se comunicar entre eles e entre a internet.

Uma comparação que podemos fazer com o endereço IP de um computador é por exemplo seu documento de identidade ou CPF por exemplo.

O endereço IP não é uma identificação apenas dos computadores, mais de qualquer dispositivo que precise se conectar a uma rede local ou á internet.

Outro detalhe importante é que um dispositivo que esta conectado a internet ele passa a depender de um segundo endereço IP que é chamado de “IP Externo” (endereço IP disponibilizado pela operadora de internet) que geralmente é configurado no roteador ou modem que a empresa provedora de interne instala em sua casa ou na sua empresa.

O fato é que lidamos com endereço IP diariamente, seja quando transferimos arquivos entre computadores de uma rede local, fazemos um acesso remoto ou uma visita a um site da internet.

Isso acaba sendo algo não muito visível ao usuário comum devido o DNS (Domain Name System) que converte estes endereços ips  em nomes, como por exemplo quando acessamos  sites da internet ou criamos um mapeamento de rede no computador.

O Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) possui uma estrutura de 32 bits.

No entanto, devido ao crescimento da Internet e o esgotamento de endereços IPv4 disponíveis, uma nova versão do IP  denominada IPv6 que dispõe de uma estrutura de 128 bits foi desenvolvida no ano de 1995 e sua implantação está em andamento desde meados do ano 2000.

 

Quando surgiu o endereço IP?

O endereço IP surgiu desde a ARPANET que mais tarde se tornou a Internet que conhecemos hoje.

Desde a década de 70 que já se havia falado no protocolo, no entanto, na década de 80 foi que o protocolo foi escolhido como o padrão para a comunicação entre dispositivos conectados em rede.

Na época um grande desafio que estava sendo analisado pelo exercito dos estados unidos era de se criar formas de se comunicar entre computadores distribuídos e localizados em diferentes bases de comando militar.

Foi então que  se criou o protocolo TCP / IP que consiste de um conjunto de protocolos, do qual o protocolo IP é um integrante e que foi  definido como Internet Protocol.

Classes de Endereço IP

Com o intuito de facilitar a distribuição dos endereços IP os mesmos foram divididos em classes de endereço IP.

Veja  logo abaixo como estas classes de endereços IP estão distribuídas.

A – 0.0.0.0 à 127.255.255.255
B – 128.0.0.0 à 191.255.255.255
C – 192.0.0.0 à 223.255.255.255
D – 224.0.0.0 à 239.255.255.255
E – 240.0.0.0 à 247.255.255.255

– Classe A: O primeiro número identifica a rede, os demais três números indicam a máquina. Cada endereço classe A consegue endereçar até 16.777.216 máquinas (máximo de 126 redes);

– Classe B: Os dois primeiros números identificam a rede, os dois demais indicam a máquina. Este tipo de endereço consegue endereçar até 65.536 máquinas (máximo de 16.384 redes);

– Classe C: Os três primeiros números identificam a rede, o último número indica a máquina. Com isso, consegue endereçar até 256 máquinas (máximo de 2.097.150 redes);

– Quanto às classes D e E, elas existem por motivos especiais: a primeira é usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores (endereços multicast), enquanto que a segunda está reservada para aplicações futuras ou experimentais.

Para que possa entender melhor esta classificação, vamos explicar primeiro os endereços de classe C. Neste tipo de endereços IP, os três primeiros números indicam a rede e o último número indica a máquina. Se usar um endereço IP classe C na sua rede, poderá ter, até 256 dispositivos conectados à sua rede. 

No caso de uma rede que possua mais de 256 equipamentos conectados a rede é necessário ter mais um endereço de classe C ou mesmo pensar na possibilidade de ter em sua rede um endereço de classe B onde é possível ter até 65.536 equipamentos conectados.

Como foi possível entender nesta postagem o endereço IP é algo primordial no funcionamento de uma rede.

No entanto, o endereço IP em sua versão 4 (IPV4) será muito em breve substituído pelo protocolo IPV6 que terá uma estrutura diferenciada e que vai ter uma abrangência muito maior.

 

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.