...

O que é o USB 4.0? O que muda neste novo padrão de conexão?

por Edson Pessoa
106 Visualizações

A conexão USB é uma das conexões mais universais para a transferência de dados entre dispositivos, e já está na sua versão 4.0 que tem como base o padrão Thumderbold 3.

Perguntas como: Qual é a relação entre essas duas tecnologias? Qual é a velocidade de transferência de dados do USB4?  O USB 4.0 funciona com o conector USB-C? são bem recorrente por quem não conhece muito do assunto. 

Por este motivo, resolvi nesta postagem lhe ajudar a entender de fato o que p USB 4.0 e sanar algumas dúvidas relacionadas a este assunto. 

Portanto, continue aqui conosco e você vai saber tudo sobre o assunto no decorrer desta postagem.

O que é a conexão USB 4.0?

O USB4 ou 4.0 é um padrão para interconexão de dispositivos eletrônicos oferecem diversas vantagens em relação às versões anteriores do USB.

Entre algumas delas que posso lhe citar é:  maior velocidade na transferência de dados (que pode chegar até 40 Gb/s), compatibilidade com o padrão Thunderbolt (Que é um padrão de comunicação desenvolvido em conjunto pelas empresas Intel e Apple) e a otimização do fluxo de dados quando há transmissões de vídeo.

O Novo padrão do USB 4.0 foi anunciado em março do ano de 2019 pelo USB Implementers Forum (USB-IF).

O USB Implementers Forum é um grupo responsável pelas definições técnicas da tecnologia inclusive é o grupo que já libera a disponibilização da tecnologia nos primeiros dispositivos no mercado.

Uma característica muito importante em toda nova versão do USB é que ela possui retro compatibilidade, que significa compatibilidade com versões anteriores da tecnologia.

Por exemplo:

É possível realizar conexões entre dispositivos com a tecnologia USB 4.0 e USB 3.0 limitando lógico ao padrão de velocidade da tecnologia anterior.

O padrão USB que já está bem conhecido no mercado é o USB-C, que entre as vantagens deste padrão temos o tamanho compacto e o formato reversível que permite o mesmo ser encaixado de qualquer lado. (Isso com certeza vai evitar danos aos conectores como ocorria nos padrões anteriores que tinham apenas um lado correto para o plug se conectar).

Qual a velocidade de transmissão alcançada pelo USB 4.0?

Uma das novidades do novo USB 4.0 é a sua velocidade de transferência de dados, afinal, todo padrão novo de USB sempre vem com surpresas neste quesito. 

De acordo com a USB-IF (USB Implementers Forum) a tecnologia do USb 4.0 pode alcançar velocidade de até 40GB/s (gigabits por segundo) de maneira bidirecional.

Mais o que isso Significa?

Transferir arquivos de forma bidirecional é quando um dispositivo pode enviar dados e ao mesmo tempo receber um fluxo, que no caso do USB 4.0 é na 

Para você ter uma ideia de como foi a evolução para o novo padrão de conexão USB a versão anterior atingia a velocidade de até 20 Gb/s (gigabits por segundo), ou seja, o USB 4.0 teve 100% de ganho no que diz respeito a velocidade de transmissão.

No entanto, vale salientar que esta alta velocidade de transferência do USB 4.0 não é nada mal para quem precisa realizar a transferência de dados entre um HD SSD portátil para um computador ou vice e versa, mas, para uma impressora ou um mouse talvez não seja interessante esta velocidade. 

Por este motivo os dispositivos USB 4.0 também suportam trabalhar com velocidades menores. Para o caso do USB 4.0 o USB-IF definiu três taxas como padrão para a tecnologia: 10 Gb/s, 20 Gb/s e, como você já sabe, 40 Gb/s (Gigabits por segundo). 

Qual a relação do novo padrão USB 4.0 com o padrão Thunderbolt?

O Thunderbolt é um padrão de comunicação entre dispositivos desenvolvido pela Intel e Apple e teve sua primeira versão apresentada no ano de 2015.

Nesta ocasião a empresa deu destaque a duas grandes vantagens da conexão: Velocidade de transmissão de 40Gb/s (gigabits por segundo) e o uso do USB-C como conexão padrão.

Apesar de suas vantagens, o Thunderbolt 3 nunca foi tão popular quanto o USB por conta principalmente dos seus custos elevados de implementação.

Até aí tudo bem. Mas, enfim o que isso tem relação com a versão do USB 4.0 de agora? Irei explicar isso a seguir.

Depois do lançamento do padrão Thunderbolt 3 poucos tempo atrás a Intel chegou a prometer que iria tonar a conexão Thunderbold, fato que deixaria as fabricantes de dispositivos sem a necessidade de pagar um tipo de licença para usar a tecnologia em seus produtos.

Foi a partir destas afirmações da Intel que se abriu caminho para o desenvolvimento do Padrão USB 4.0, e de certa forma seria mais fácil adotar a um padrão rápido e com conexão USB-C do que “reinventar a roda” com uma tecnologia do zero.

Logo a proposta do USB 4.0 foi de combinar características técnicas do Thunderbolt 3 com atributos do padrão USB 3.2 e se chegou ao novo padrão USB 4.0 que temos no momento. 

No final de tudo, a decisão se vai utilizar USB 4.0 ou Thunderbolt 3 fica a cargo das fabricantes.

No entanto o que é esperado é que existem boas chances de que a maioria das fabricantes optem por implementar portas USB4 compatíveis com Thunderbolt, o que deve inclusive ajudar esta última tecnologia a ter mais penetração no mercado.

 

Cabo Cabo Thunderbolt 3 Da Apple

Imagem: Cabo Cabo Thunderbolt 3 da Apple

USB 4.0 e a otimização de largura de banda de conexão

Uma característica que vale destacar em relação ao USB 4.0 é o recurso de otimização da largura de banda para transmissão de conteúdo em vídeo.

 O USB 4.0 consegue garantir uma conexão dedicada a transferência de vídeos de forma a evitar gargalos sem causar atrasos na cópia de arquivos mais pesados como é o caso dos vídeos.

Nas versões anteriores da tecnologia, essa distribuição de recursos conforme a demanda não é tão dinâmica assim.

Conclusão

O USB 4.0  oferece muitas vantagens, e com certeza tem todo o potencial de ser uma conexão abrangente e que venha trazer uma certa padronização no mercado, evitando os inúmeros padrões de conexões que temos hoje. 

Mas é obvio que esta abrangência não vai acontecer da noite para o dia, portanto, as versões anteriores do USB coexistirão com o USB4 por um bom tempo.

Espero ter lhe ajudado a entender melhor como funciona o padrão USB 4.0 e caso ainda persista alguma dúvida sobre o assunto deixe nos comentários que será um prazer lhe ajudar. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE