
A conexão USB é uma das conexões mais universais para a transferência de dados entre dispositivos, e já está na sua versão 4.0 que tem como base o padrão Thumderbold 3.
Perguntas como: Qual é a relação entre essas duas tecnologias? Qual é a velocidade de transferência de dados do USB4? O USB 4.0 funciona com o conector USB-C? são bem recorrente por quem não conhece muito do assunto.
Por este motivo, resolvi nesta postagem lhe ajudar a entender de fato o que p USB 4.0 e sanar algumas dúvidas relacionadas a este assunto.
Portanto, continue aqui conosco e você vai saber tudo sobre o assunto no decorrer desta postagem.
O que é a conexão USB 4.0?
O USB4 ou 4.0 é um padrão para interconexão de dispositivos eletrônicos oferecem diversas vantagens em relação às versões anteriores do USB.
Entre algumas delas que posso lhe citar é: maior velocidade na transferência de dados (que pode chegar até 40 Gb/s), compatibilidade com o padrão Thunderbolt (Que é um padrão de comunicação desenvolvido em conjunto pelas empresas Intel e Apple) e a otimização do fluxo de dados quando há transmissões de vídeo.
O Novo padrão do USB 4.0 foi anunciado em março do ano de 2019 pelo USB Implementers Forum (USB-IF).
O USB Implementers Forum é um grupo responsável pelas definições técnicas da tecnologia inclusive é o grupo que já libera a disponibilização da tecnologia nos primeiros dispositivos no mercado.
Uma característica muito importante em toda nova versão do USB é que ela possui retro compatibilidade, que significa compatibilidade com versões anteriores da tecnologia.
Por exemplo:
É possível realizar conexões entre dispositivos com a tecnologia USB 4.0 e USB 3.0 limitando lógico ao padrão de velocidade da tecnologia anterior.
O padrão USB que já está bem conhecido no mercado é o USB-C, que entre as vantagens deste padrão temos o tamanho compacto e o formato reversível que permite o mesmo ser encaixado de qualquer lado. (Isso com certeza vai evitar danos aos conectores como ocorria nos padrões anteriores que tinham apenas um lado correto para o plug se conectar).
Qual a velocidade de transmissão alcançada pelo USB 4.0?
Uma das novidades do novo USB 4.0 é a sua velocidade de transferência de dados, afinal, todo padrão novo de USB sempre vem com surpresas neste quesito.
De acordo com a USB-IF (USB Implementers Forum) a tecnologia do USb 4.0 pode alcançar velocidade de até 40GB/s (gigabits por segundo) de maneira bidirecional.
Mais o que isso Significa?
Transferir arquivos de forma bidirecional é quando um dispositivo pode enviar dados e ao mesmo tempo receber um fluxo, que no caso do USB 4.0 é na
Para você ter uma ideia de como foi a evolução para o novo padrão de conexão USB a versão anterior atingia a velocidade de até 20 Gb/s (gigabits por segundo), ou seja, o USB 4.0 teve 100% de ganho no que diz respeito a velocidade de transmissão.
No entanto, vale salientar que esta alta velocidade de transferência do USB 4.0 não é nada mal para quem precisa realizar a transferência de dados entre um HD SSD portátil para um computador ou vice e versa, mas, para uma impressora ou um mouse talvez não seja interessante esta velocidade.
Por este motivo os dispositivos USB 4.0 também suportam trabalhar com velocidades menores. Para o caso do USB 4.0 o USB-IF definiu três taxas como padrão para a tecnologia: 10 Gb/s, 20 Gb/s e, como você já sabe, 40 Gb/s (Gigabits por segundo).
Qual a relação do novo padrão USB 4.0 com o padrão Thunderbolt?
O Thunderbolt é um padrão de comunicação entre dispositivos desenvolvido pela Intel e Apple e teve sua primeira versão apresentada no ano de 2015.
Nesta ocasião a empresa deu destaque a duas grandes vantagens da conexão: Velocidade de transmissão de 40Gb/s (gigabits por segundo) e o uso do USB-C como conexão padrão.
Apesar de suas vantagens, o Thunderbolt 3 nunca foi tão popular quanto o USB por conta principalmente dos seus custos elevados de implementação.
Até aí tudo bem. Mas, enfim o que isso tem relação com a versão do USB 4.0 de agora? Irei explicar isso a seguir.
Depois do lançamento do padrão Thunderbolt 3 poucos tempo atrás a Intel chegou a prometer que iria tonar a conexão Thunderbold, fato que deixaria as fabricantes de dispositivos sem a necessidade de pagar um tipo de licença para usar a tecnologia em seus produtos.
Foi a partir destas afirmações da Intel que se abriu caminho para o desenvolvimento do Padrão USB 4.0, e de certa forma seria mais fácil adotar a um padrão rápido e com conexão USB-C do que “reinventar a roda” com uma tecnologia do zero.
Logo a proposta do USB 4.0 foi de combinar características técnicas do Thunderbolt 3 com atributos do padrão USB 3.2 e se chegou ao novo padrão USB 4.0 que temos no momento.
No final de tudo, a decisão se vai utilizar USB 4.0 ou Thunderbolt 3 fica a cargo das fabricantes.
No entanto o que é esperado é que existem boas chances de que a maioria das fabricantes optem por implementar portas USB4 compatíveis com Thunderbolt, o que deve inclusive ajudar esta última tecnologia a ter mais penetração no mercado.

USB 4.0 e a otimização de largura de banda de conexão
Uma característica que vale destacar em relação ao USB 4.0 é o recurso de otimização da largura de banda para transmissão de conteúdo em vídeo.
O USB 4.0 consegue garantir uma conexão dedicada a transferência de vídeos de forma a evitar gargalos sem causar atrasos na cópia de arquivos mais pesados como é o caso dos vídeos.
Nas versões anteriores da tecnologia, essa distribuição de recursos conforme a demanda não é tão dinâmica assim.
Conclusão
O USB 4.0 oferece muitas vantagens, e com certeza tem todo o potencial de ser uma conexão abrangente e que venha trazer uma certa padronização no mercado, evitando os inúmeros padrões de conexões que temos hoje.
Mas é obvio que esta abrangência não vai acontecer da noite para o dia, portanto, as versões anteriores do USB coexistirão com o USB4 por um bom tempo.
Espero ter lhe ajudado a entender melhor como funciona o padrão USB 4.0 e caso ainda persista alguma dúvida sobre o assunto deixe nos comentários que será um prazer lhe ajudar.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários