
00 Foto de formulário PxHere
PCI Express é um padrão de barramento de expansão de computador serial de alta velocidade.
O PCIe tem várias melhorias em relação ao padrão PCI mais antigo, incluindo taxas de transferência de dados mais altas, menor latência e melhor gerenciamento de energia.
Mas como exatamente o PCI Express funciona? O que faz com que esta conexão seja diferente das portas USB, por exemplo?
Fique nesta postagem até o final e entenda.
Neste post você vai ver
O que é PCI Express?
PCI Express é a abreviação para “Peripheral Component Interconnect Express”, que é um padrão de barramento que permite que diversos tipos de dispositivos, como placas de vídeo, Hds e SSDs, sejam conectados a um computador.
Esse padrão também é conhecido como PCIe ou, ainda, PCI-E e foi projetado para substituir os padrões mais antigos de barramento PCI, PCI-X e AGP com taxas de dados mais rápidas, menor latência e melhor gerenciamento de energia.
O PCIe é usado usado amplamente em laptops, desktops, servidores e sistemas de computação de alto desempenho.
Por que o PCI Express foi criado?
O PCI Express foi criado para resolver as deficiências do barramento PCI. Ele foi projetado para ser mais escalável do que o PCI, para que pudesse fornecer uma taxa de transferência de dados mais rápida para os aplicativos que exigem isso.
Além disso, ele foi projetado com a compatibilidade em mente, para que os dispositivos PCI existentes ainda pudessem ser usados com slots PCI Express.
No ano de 2001 a Intel, durante um evento próprio, evidenciou a necessidade de criação de uma nova tecnologia que fosse capaz de substituir os padrões PGI e AGP.
Depois do evento, no mesmo ano um consorcio foi formado entre a Intel e outras empresas de tecnologia onde estavam envolvidas no consorcio a IBM, AMD, Microsoft e a Nvidia.
Depois de diversas discursões sobre a criação de uma nova tecnologia para substituição dos Padrões PCI e AGP que eram conhecida como 3GIO (Third Generation I/O) em abril de 2002, o PCI-SIG aprovou um conjunto de especificações mais completas.
E foi nesta ocasião que a tecnologia 3GIO mudou seu nome para PCI Express e como resultado disso, surgiu oficialmente o barramento PCI Express 1.0, que logo foi revisado e se tornou o PCI Express 1.1.
Entre os anos de 2003 e 2004 começaram a ser desenvolvidos os primeiros dispositivos compatíveis com a tecnologia PCI Express.
Quais os tipos de slot para conexão PCI Express?
São quatro tipos de barramentos PCI-Express disponíveis, e a única diferença entre eles é a velocidade da transmissão de dados entre placa PCIe e o computador.
Isso significa que uma placa de vídeo pode ser conectada em qualquer slot, no entanto, o que muda é a velocidade de dados que serão transmitidos.
Obviamente os slots possuem tamanhos diferentes e que variam conforme os tipos de PCI Express que a placa-mãe suporta.
Os tipos de slots PCIs são denominados da seguinte forma:
- PCI Express x1: 25 mm de comprimento; 18 pinos
- PCI Express x4: 39 mm de comprimento; 32 pinos
- PCI Express x8: 56 mm de comprimento; 32 pinos
- PCI Express x16: 89 mm de comprimento; 82 pinos

Imagem: Wikimedia
Quais as versões do PCI Express?
Uma das características mais nobres do PCI Express é a sua capacidade de trabalhar com lanes, isto é, vias de transmissão de dados.
Para facilitar sua compreensão, imagine, por um momento, os lanes como o número de vias de uma rodovia, logo, quanto mais vias disponíveis, mais carros podem trafegar por vez sem congestionar, correto?
Bom! O mesmo principio pode ser aplicado de certa forma a evolução das versões do PCI express.
Essas são as taxas máximas teóricas das placas PCI Express:
- PCIe x1: 250 MB/s
- PCIe x4: 1.000 MB/s (ou 1 GB/s)
- PCIe x8: 2.000 MB/s (ou 2 GB/s)
- PCIe x16: 4.000 MB/s (ou 4 GB/s)
Agora que vimos o quanto este padrão evoluiu no que diz respeito a transferência de dados vamos conhecer as versões existentes deste padrão?
Versão PCI-e 1.0 e 1.1
O barramento PCI Express na sua versão 1.0 teve o inicio de seu desenvolvimento em 2001 e estreou em 2004 no mercado.
Logo que o PCI Express foi atualizado para a versão 1.1 entregava 250 MB/s de transferência por lane, atingindo até 4 GB/s, ou 8 GB/s em viagem bidirecional, nos slots x16.
Versão PCI Express 2.0
A segunda geração da tecnologia PCI Express foi lançada no ano de 2007 e praticamente duplicou a velocidade de transferência da tecnologia anterior entregando 500 MB/s de transferência por lane.
Assim sendo, o padrão atingia 8 GB/s, ou 16 GB/s nos slots x16.
Versão PCI Express 3.0
O PCI Express na versão 3.0 é a versão mais antiga da tecnologia que ainda disponível de forma ampla no mercado.
o PCI-E 3.0 estreou em 2011 com 1.000 MB/s, ou 1 GB/s, por lane, totalizando 16 GB/s de transferência, ou 32 GB/s bidirecional, nos slots x16.
Versão PCI Express 4.0
O PCI Express na sua versão 4.0 foi a que mais demorou a ser oficializada por contas de dificuldades enfrentadas no que diz respeito o aumento significativo da velocidade de transmissão de dados.
A boa noticia é que mesmo com a demora para concluir este projeto, o objetivo foi atingido, com o PCI-E 4.0 oferecendo 2 GB/s por lane, entregando um total de 32 GB/s de transferência, ou 64 GB/s bidirecional, nos slots x16.
Versão PCI Express 5.0
A Versão 5.0 da tecnologia PCI Express chegou ao mercado pela Intel um ano e meio após a estreia do PCI Express versão 4.0 e é tratado como uma expansão da versão 4.0.
A tecnologia PCI Express na versão 5.0 mais uma vez dobrou sua velocidade de transferência chegando a trabalhar a 4 GB/s por lane, atingindo assim 64 GB/s de transferência, e incríveis 128 GB/s bidirecional, em slots x16.
Versão PCI Express 6.0
A versão da tecnologia PCI Express 6.0 ainda esta em andamento e tudo indica que a versão 6.0 seja oficializada até o ano de 2023.
Assim como as versões anteriores, a versão da tecnologia PCI Express na versão 6.0 possivelmente dobrará as taxas de transferência, oferecendo 8 GB/s por lane, para um total de 128 GB/s de velocidade, ou ainda mais incríveis 256 GB/s bidirecionais, em slots x16.
E ai? O que você achou desta postagem? Se achou interessante compartilhe com um amigo!
Caso tenha alguma dúvida sobre este assunto deixe aqui nos comentários. Vou ter o maior prazer em te responder!
Você também poderá gostar de ler: HD e SSD – Você sabe a diferença? Entenda tudo agora!