Aliexpress-Cupom
O que é o Pix?
Negócio foto criado por ijeab – br.freepik.com

Os bancos já estão comunicando a seus clientes sobre o novo serviço que foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que é o PIX e isto tem gerado muitas dúvidas sobre qual será o objetivo deste serviço e o que ele vai mudar na vida das pessoas.

Mas de fato o que é o  Pix?

Bom, continue neste post e entenda o que é esta nova tecnologia bancária.

O que é Pix?

O Pix  é uma tecnologia que vai permitir que as pessoas possam pagar, transferir e receber dinheiro entre diferentes instituições financeiras em questões de segundos. 

O Pix forma o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil (BCB) e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019

O diferencial desta nova modalidade é que vai funcionar 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Portanto, uma novidade bem diferente dos tradicionais DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e apenas em determinados horários com pagamento de taxas.

Com o Pix as transações poderão ser realizadas a qualquer momento e a qualquer hora, de forma ágil e simples.

Cada banco terá sua plataforma online e aplicativo do próprio banco em que você possui conta para uso do PIX e a previsão do Banco Central do Brasil para que o PIX esteja em funcionamento é em Novembro de 2020.

Além disso, as transações poderão ser feitas entre pessoas, empresas e até mesmo ao Governo. 

O PIX não terá custos para pessoas físicas e um custo bem menor que os meios tradicionais para o caso de empresas.

No caso não se tem ainda definição de qual será o valor cobrado por operação PIX realizada pelas empresas.



 

O que precisa para ter o Pix?

O cadastro deverá ser realizado na instituição financeiras na qual o usuário já tem uma conta.

Se você ainda não foi informado sobre o cadastro do Pix pela instituição financeira que você possui conta ou a opção de cadastro ainda não apareceu em seu aplicativo do banco ou pelo internet banking entre em contato com o seu banco pelos canais de atendimento para obter informações de como proceder com o cadastro.

Bancos, aplicativos de pagamento, corretoras de criptomoedas e demais fintechs irão disponibilizar o cadastro nos seus respectivos aplicativos ou sites.

A partir de 5 de outubro, o usuário poderá acessar um menu do PIX e informar CPF, CNPJ, celular e e-mail que devem ser cadastrados nas suas chaves.

A Chave PIX É um apelido da sua conta, ou seja, ao invés de receber dinheiro em sua conta informando agência, conta, nome completo e tudo mais, você poderá receber um Pix passando só seu telefone, CPF ou e-mail.

Para isso, um destes dados tem que ser cadastrado como chave.

Vale reforçar que a chave é só para facilitar o processo, você não precisa criar uma para utilizar o Pix.

Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves por conta, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves.

Será necessário baixar algum aplicativo para usar o Pix?

Para usar o PIX não será necessário baixar nenhum aplicativo ou programa adicional, pois, será integrado ao internet banking ou App do seu banco.

Pode ser possível que alguns bancos criem plataformas com produtos relacionados ao uso do PIX, no entanto, isso será exceção.

Você também poderá gostar de Ler: Conheça 6 modelos de Maquininhas de Cartão de Crédito do PagSeguro

Como serão feitos os pagamentos e transferências pelo Pix?

Pagamentos e Transferências no Pix

Os pagamentos e transferências usando o Pix  poderão ser feitas da seguinte forma:

  • Digitação Manual das informações: Utilizando os dados bancários do recebedor, como numa TED ou DOC.
  • Através de QRCODE:  Pelo Pix, será possível criar QR Codes de pagamento e também pagar QR Codes já criados por outras pessoas ou empresas. Eles serão lidos por qualquer câmera de smartphone, basta capturá-los com e usar a opção Pagar que estará disponível em novembro nos aplicativos e internet banking dos bancos. Portanto, será bem simples o processo de pagamento basta digitalizar um código QR e pronto! Você já é direcionado para os dados da transação.
  • Chave Pix: Com uma chave Pix você Recebe e transfere valores, sem precisar de todos os dados da conta. (cadastro deve ser feito em sua instituição financeira. As chaves são os apelidos dos seus dados bancários (banco, agência e conta), criadas para você fazer ou receber transferências. Elas podem ser o seu CPF, número de celular, e-mail e/ou a chave aleatória. Se for uma empresa, em vez de CPF, é o CNPJ.

Tipos de QRCodes do Pix

Existirá dois tipos de QR Codes que podem ser utilizados: Os dinâmicos e os estáticos.

Os dinâmicos eles mudam a cada transação realizada, sendo portanto, um QR Code diferente para cada situação, ou seja, para cada transferência/pagamento.

Os Estáticos podem ser utilizados diversas vezes em diversas transações e podem ter ou não um valor definido no código que pode ser bem interessante para estabelecimentos comerciais receber pagamentos.

Vídeo de Lançamento do Pix pelo Banco Central

Conclusão

Sem sombra de dúvidas esta nova maneira de transferir dinheiro e realizar pagamentos veio para revolucionar a maneira como as transações financeiras são realizadas no Brasil.

Inclusive alguns críticos já dizem que o Pix é uma forma de o governo trabalhar a volta da CPMF (Imposto Sobre Operações Financeiras), já que o governo terá controle sobre as transações financeiras, no entanto, nada pode se afirmar sobre isso.

Na verdade estas afirmações não passam de rumores, apesar de realmente fazer sentido esta especulação.

Agora só nos resta aguardar o Sistema começar a funcionar.

Se tudo seguir como o programado a estimativa é que começará a operar a partir de 16 de novembro de 2020. Essa é a data prevista para a grande estreia do sistema de pagamentos instantâneos.

E você o que acha deste novo sistema instantâneo de pagamentos (Pix)? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber sua opinião.



 

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.