Aliexpress-Cupom
Como o Computador se Conecta a Rede
Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Com o advento da internet passamos parte de nosso dia conectados, seja nas redes sociais, na empresa em que trabalhamos ou mesmo através de nosso computador ou smartphone. 

Mas você já parou para pensar como tudo isso é possível? 

Nesta postagem resolvi mostrar tudo o que é necessário para que um computador se conecte a internet e a uma rede local, incluindo parte lógica e física.

Vamos então entender tudo sobre este assunto?

1.Placa de Rede 

Placa de Rede PCI
Imagem de Michael Schwarzenberger por Pixabay

Qualquer computador que esteja conectado a uma rede local e a internet ele precisa de um periférico de grande importância para o funcionamento da rede que é a tão conhecida Placa de Rede.

A placa de rede também pode ser reconhecida pela sigla “NIC” que significa “Network Interface Card” ou traduzindo para nosso português “Cartão de Interface de Rede” ou também como Network Interface (Interface de Rede).

Portanto, se você visualizar alguma mensagem de erro em seu computador com as iniciais NIC ou Network Interface é possível que seja um erro relacionado a sua placa de rede física do seu dispositivo.

As placas de rede podem ser do tipo:

  • Ethernet com conexão para CABO UTP ou fibra óptica (Placa Física que permite a conexão de rede via cabo de dados, e que pode ser encontrada em diversos dispositivos incluindo os computadores em geral. A mais usada ainda é as placas com conexão via Cabo UTP, no entanto já temos as placas que utilizam conexão com suporte a fibra óptica).
  • Wifi (Placa de rede que é encontrada geralmente em notebook e dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebook).
  • Placa de Rede USB (No mercado é possível encontrar placas externas que permitem a conexão de rede via tecnologia USB “Universal Serial Bus” e que a comunicação pode ser via Wifi ou por Cabo).

Você também poderá gostar de ler: Roteador Dual Band – Conheça os 5 melhores modelos

2.Cabos/Frequência de rádio

Cabo de rede UTP
Imagem de Andreas Breitling por Pixabay – Cabo de Rede UTP

A tecnologia de conexão é outro fator importante para a comunicação dos dispositivos em uma rede com acesso à internet. 

Já falamos anteriormente que a Placa de rede tem um papel de extrema importância, no entanto, não devemos esquecer que o as tecnologias utilizadas por estas placas são de extrema importância para o funcionamento de uma rede.

E as tecnologias de conexão mais utilizadas é de forma física através dos cabos seja ele, Cabo coaxial, Cabo UTP, Fibra óptica entre outros, assim como as frequências de rádio utilizadas nos equipamentos que permitem a conexão à rede via WIFI. 

Estamos avançando bastante no uso cada vez mais constante de tecnologias sem fio, mas com certeza nunca deixaremos de utilizar os cabos, pelo menos por enquanto.

Apesar das tecnologias sem fios cada dia mais avançar, as conexões mais estáveis ainda são supridas pelas conexões via cabos.

Cabo de Fibra Optica
Imagem de PawinG por Pixabay  – Cabo de Fibra Óptica

3.Switches e Roteadores

Cabos Conectados ao Switch
Cabos Conectados a um Switch – Imagem de Chris Ciapala por Pixabay

Os switches e roteadores não poderiam ficar de fora de jeito nenhum, afinal, eles são os responsáveis por receber cada pacote de dados dentro de uma rede e tratá-los de forma a manter a comunicação dentro de uma rede isolada ou mesmo na internet.

Os switches e roteadores são conhecidos como dispositivos de redes ou ativos de redes e cada um possui a sua função dentro de uma rede.

Os switches é um tipo de centralizador e é onde toda comunicação com os dispositivos conectados precisa passar.

Lembrando que os switches não são o mesmo que hub.

Portanto, os switches são equipamentos inteligentes e que direcionam os pacotes de dados enviados e recebidos pelos dispositivos da rede para o dispositivo que de fato é a precisa receber a informação.

No hub isso não ocorre pois o hub ele envia uma informação disparada por um dispositivo da rede para todos os dispositivos conectados ao hub o que deixa a rede bem lenta e com instabilidades no seu funcionamento.

Já os roteadores são responsáveis por conectar uma rede local a outra rede.

Por exemplo: Um roteador é responsável por conectar uma rede local (rede da sua casa ou sua empresa) a rede mundial de computadores (Internet) e a uma outra rede qualquer indicando as rotas que os pacotes de dados devem seguir para chegar mais rápido até o seu destino.

Creio que já deu para perceber a importância destes dois equipamentos em uma rede não é mesmo?

Você também pode gostar de: O que é DHCP? Entenda tudo sobre este protocolo

4.Software 

Não poderíamos esquecer do Software, ele é extremamente importante para que a internet faça sentido.

Afinal, sem o software a rede local e internet não existiria, tudo funciona em torno dos softwares.

Para os usuários o software é o sistema operacional do dispositivo que está sendo utilizado para se conectar a uma rede.

Pelo sistema operacional é onde toda a configuração é realizada, seja configuração manual ou automática.

Ah! E antes que eu me esqueça também podemos considerar como softwares de redes os drives que são os responsáveis por fazer com que o sistema operacional reconheça as placa instalada fisicamente.

Na parte dos dispositivos de rede (ativos de redes) os softwares são representados pelos firmwares que vem embutidos nos dispositivos e que são responsáveis por gerenciar todas as configurações.

Vale ressaltar que nem todos os switches possuem softwares embutidos, sendo exclusividade de equipamentos mais caros e em geral usado em ambientes corporativos.

Já os roteadores, até mesmo os de uso domésticos vem com um software para realizar o gerenciamento.

5.Modem

Modem ADSL da OI
Imagem: Modem ADSL da OI

Os modens são os conhecidos “Moduladores De-moduladores” que são os responsáveis por conectar redes do tipo ADSL em especial.

Portanto, o modem ele faz nada mais, nada menos, que a conversão de um tipo de dado em outro.

O seu uso ainda ocorre bastante em regiões que ainda não possuem estrutura para suprir conexões via fibra óptica por exemplo.

Com o crescimento das redes de fibra e da melhoria das redes sem fio e via satélite, o modem está provavelmente com seus dias contados, no entanto, o modem ainda vai passar um bom tempo fazendo parte de nossas vidas.

Conclusão

Muitas das vezes nos vemos conectados e esquecemos dos equipamentos e tecnologias que permitem com que possamos nos conectar com todo o mundo através da internet.

Eu espero que tenha despertado sua curiosidade e se ainda tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários que terei o maior prazer em te ajudar.

Você também poderá gostar de ler: Rede LAN – 12 Sinais de uma rede local impecável

Receba nossos conteúdos em vídeo se inscrevendo no Canal PessoaTech no Youtube.

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.