Aliexpress-Cupom
O que é Adware
Negócio foto criado por master1305 – br.freepik.com

Adware é uma palavra que possui a variação da palavra “advertising” que significa publicidade e malware que é um software malicioso.

A junção destas duas palavras nos remete a um malware de publicidade, ou seja, ele apresenta anúncios de forma indesejada e momentânea utilizando métodos super invasivos e que são potencialmente perigoso para os usuários.

Um fato bem curioso sobre os adwares é que são bem irritantes com suas caixas de pop-ups abrindo instantaneamente na tela.

Mas, na pior hipótese ele alteram configurações de segurança para monitorar as atividades do usuário inclusive podendo roubar informações pessoais e de localização.

Para entender um pouco mais sobre este assunto não deixe de ler esta postagem até o final.

O que um adware faz?

Como já vimos anteriormente os adwares possuem comportamentos momentâneos e que se trata de um vírus que se utiliza de propagandas para se disfarçar.

Mas, como o adware se comporta ao infectar um computador ou um smartphone? Bom, algumas ações são mais comuns neste tipo de vírus e que vou exemplificar logo abaixo cada uma delas.

Pop-ups: Os Pop-ups instantâneos e repetitivos é uma das primeiras ações que podem ajudar a identificar a presença de um adware. Sem falar que esta é a forma mais típica de manifestação dos adwares.

Espionagem:  Uma das ações do adware após infectar um computador é monitorar a atividade do usuário e muitas das vezes até mesmo roubar informações de contato e localização.

O vírus pode conseguir estas informações simplesmente exibe um pop-up com uma oferta ou um formulário para o usuário preencher prometendo uma recompensa em troca que pode ser um grande desconto ou mesmo um brinde. 

Como já falei anteriormente este vírus sempre tenta mostrar uma aparência de que é inofensivo. Portanto, fique sempre atento a qualquer formulário que aparece em sua tela, sem você ter acessado a internet ou a loja a qual ele esta apresentando a oferta ou brinde.

Redirecionamentos automáticos de páginas da internet (man-in-the-mindle): Adwares também atuam com redirecionamento de todo o seu tráfego para um sistema malicioso de exibição de anúncios. 

Se você estiver percebendo que seu navegador fica abrindo páginas que redirecionam para anúncios fique atento pois seu computador ou smartphone pode esta infectado com um adware.

Redução da velocidade: Como o adware se utiliza da publicidade para roubar informações e com isso exibe diversos anúncios de forma instantânea, isto de fato consome recursos do computador infectado o deixando mais lento.

Consumo de dados: Os adwares por exibirem anúncios constantemente acabam consumindo dados de internet de forma excessiva.

 

>>Você também poderá gostar de ler: O que é um Spyware e como se proteger para não ter o computador infectado por ele?

 

Como surgiram os adwares?

Os adwares surgiram da necessidade de se obter ganhos com a apresentação de anúncios e coleta de informações sobre o comportamento das pessoas, isso tendo em vista que cada vez que um anuncio é apresentando em sua tela geram receita para quem criou o adware.

Como os adwares  se espalham?

Os adwares podem se espalhar de diversas formas como através de brechas de segurança de softwares, Ao usuário acessar sites de conteúdo malicioso e muitas vezes através de pacotes de instalação de programas freewares que são disponibilizados gratuitamente para download.

Os criadores de adwares também podem utilizar um tipo de ataque denominado drive-by-download, neste tipo de ataque eles exploram vulnerabilidades no navegador de internet e inserem os adwares sem que o usuário tenha ciência .

Os adwares podem infectar também aparelhos mobiles como tablets e smartphones?

Sim. Com o crescimento do acesso a internet por meio de dispositivos móveis como tablet e smartphones os cibercriminosos tem trabalhado também na criação de códigos maliciosos para este tipo de dispositivo e isso nos mostra que não apenas os computadores podem ser infectados por adwares.

Como se proteger dos Adwares?

Para se proteger não apenas dos adwares mais de qualquer software malicioso é necessário navegar na internet atento e adotar algumas praticas de segurança.

Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados: Como já sabemos, uma das coisas que os cibercriminosos se aproveitam é das brechas de seguranças dos sistemas operacionais e dos softwares, por isso é muito importante manter tudo sempre atualizado, pois é nas atualizações que as correções para estas brechas são liberadas. Isto é valido também para dispositivos móveis, pois,  como vimos os smartphones e tablets não estão livres deste tipo de ameaça.

Evite sair clicando em tudo apenas por curiosidade: Em geral os adwares se apresentam como se fossem inofensivos e sempre vão tentar chamar a sua atenção. Então, evite clicar em links ou em botões que sejam disponibilizados em sua tela sem que você não tenha certeza que é seguro.

Preste atenção em tudo:  Ao navegar na internet fique atento pois os adwares gostam de infectar computadores e smartphones através de sites falsos, alertas e e-mails maliciosos. Não baixe anexos de e-mails enviados por fontes desconhecidas e sempre confirme os URLs (endereços que aparecem na barra de endereço na parte superior na maioria dos navegadores) de websites para ver se o endereço acessado é correto.

Cuidado com o downloads de programas: Como citei muitos adwares são entregues em pacotes de softwares gratuitos (freewares), sendo assim, tenha muita atenção ao realizar downloads deste tipo de programas e se certifique durante a instalação de não aceitar nenhum programa adicional.

Mantenha instalado um Software Antivírus: Ter um antivírus instalado é primordial para proteger seu computador contra ameaças de vírus e outros tipos de softwares mal intencionados como o exemplo os adwares. Inclusive, boa parte dos antivírus disponíveis no mercado oferecem módulos  de proteção contra adwares até mesmo em suas versões Free (gratuitas), com versões para dispositivos mobiles em suas respectivas lojas de aplicativos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um adware e como se proteger dele, é de suma importância adotar todas as regras de segurança que foram indicadas aqui nesta postagem.

Afinal, nos manter seguro na internet não é apenas um trabalho para os antivírus, muito pelo contrário, temos que fazer a nossa parte e garantir que a nossa navegação seja cada dia mais segura.

Não se esqueça em nenhuma ocasião de manter um software antivírus instalado e atualizado em seu computador.

Se você  tiver interesse em saber mais sobre os antivírus gratuitos existentes no mercado não deixe de ler nossa postagem sobre os “5 melhores softwares antivírus gratuitos para você instalar em seu computador“.

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.