...

O que é um NFT?

Você já ouviu falar em NFT mas não sabe realmente o que é e como funciona um? Se você quer entender de uma maneira simples e sem arrodeio o que é um NFT leia está postagem até o final.

por Edson Pessoa
21 Visualizações

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já ouviu falar de NFTs, mas não sabe realmente o que é um NFT.

No entanto, a boa noticia é que ao ler esta postagem até o final você com certeza vai passar a entender detalhes importantes sobre esta sigla que está sendo tão comentada no momento. 

O que é um NFT?

NFTs (do inglês: Non-Fungible-Token) ou traduzindo “Token não Fungível” são um novo tipo de ativo digital que está se tornando cada vez mais popular.

Ao contrário das criptomoedas tradicionais, que são intercambiáveis e podem ser usadas para comprar bens e serviços, os NFTs são únicos e não podem ser trocados por mais nada.

Os NFTs são frequentemente usados para representar itens que são escassos ou têm valor no mundo digital, como arte, música ou itens do jogo.

Por serem únicos, os NFTs também podem ser usados para rastrear a propriedade de ativos digitais e comprovar a proveniência.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre NFTs, confira esta postagem no blog.

Abordaremos tudo o que você precisa saber sobre NFTs, incluindo como eles funcionam  e onde podem ser usados.

Como funcionam os NFTs?

Os NFTs funcionam usando um contrato inteligente em um blockchain que armazena dados sobre o item e seu proprietário. Os dados armazenados no contrato inteligente podem incluir itens como a data da compra, quantas vezes ele foi vendido e quem é o proprietário.

Quando alguém compra um NFT, está comprando o direito de possuir esse item e todos os seus dados associados.

Quais são os benefícios de usar NFTs?

Alguns benefícios do uso de NFTs incluem:

  1. Segurança: Como os NFTs são armazenados em um blockchain, eles são altamente seguros. O blockchain é à prova de adulteração, portanto, os dados armazenados nele não podem ser alterados ou excluídos. Isso torna os NFTs uma maneira ideal de armazenar dados importantes, como registros de propriedade ou informações médicas.
  2. Transparência: A natureza transparente dos blockchains significa que todas as transações são visíveis para todos na rede. Isso torna os NFTs perfeitos para casos de uso em que a transparência é importante, como no gerenciamento da cadeia de suprimentos ou sistemas de votação.
  3. Flexibilidade: Os NFTs podem representar qualquer tipo de ativo, incluindo objetos físicos e direitos intangíveis. Isso os torna muito mais versáteis do que as criptomoedas tradicionais como o Bitcoin, que só podem representar ativos digitais.

Quais são alguns exemplos de NFTs?

Os NFTs são frequentemente usados para representar ativos digitais, como arte, música ou itens de jogos. Por exemplo, alguém pode criar um NFT de uma pintura digital e vendê-lo por criptomoeda.

O comprador pode então exibir a pintura em sua galeria virtual ou trocá-la com outras pessoas.

Os NFTs são armazenados em plataformas blockchain, como Ethereum, e podem ser comprados e vendidos usando contratos inteligentes. Quando um NFT é criado, um hash (um código exclusivo) é gerado e armazenado na blockchain.

Esse hash está vinculado ao arquivo que contém os dados NFT, que podem ser qualquer coisa, desde um arquivo de imagem até um clipe de áudio.

O proprietário de um NFT pode visualizar e transferir sua propriedade do ativo visualizando seu hash na plataforma blockchain.”

Como posso criar meu próprio NFT?

Para criar seu próprio NFT, primeiro você precisa criar uma conta em um mercado que ofereça suporte a eles. Depois de fazer isso, você pode criar seu NFT fazendo o upload do arquivo que deseja vender.

Depois de verificar os arquivos, o mercado cunhará seu NFT e o adicionará ao blockchain. A partir daí, as pessoas podem comprar ou negociar seu NFT usando as ferramentas integradas do mercado.

Há algum risco associado ao uso de NFTs?

A resposta para está pergunta é: Sim. Existem riscos potenciais associados ao uso de NFTs, pois eles ainda são uma tecnologia relativamente nova.

Por exemplo, houve casos de pessoas que perderam o acesso aos seus NFTs devido a problemas técnicos com as plataformas em que estão armazenadas.

O que o futuro reserva para os NFTs?

Até agora, o caso de uso mais popular para NFTs tem sido na indústria de jogos.

Em jogos como Cryptokitties e Decentraland, os jogadores podem comprar, vender ou negociar itens colecionáveis que são armazenados como NFTs na blockchain Ethereum.

Isso permite um novo nível de colaboração e experimentação no design de jogos. Por exemplo, em Cryptokitties, os jogadores podem criar dois gatinhos juntos para criar uma nova geração de gatinhos com características únicas.

As possibilidades de NFTs são infinitas e estamos apenas começando a arranhar a superfície do que eles podem fazer.

À medida que mais pessoas perceberem o potencial dessa tecnologia, provavelmente veremos outras aplicações inovadores para os NFTs nos próximos anos.

E ai o que você achou deste conteúdo? 

Se você achou esta postagem interessante compartilhe agora com seus amigos e em suas redes sociais. 

Você também poderá gostar de ler: O que é a criptomoeda Ethereum?

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE