Aliexpress-Cupom
O que é um Spyware?
Computador foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

O que é um Spyware?

Um spyware é um software de espionagem que roda em segundo plano em seu computador ou smartphone sem que seja percebido.

O principal trabalho de spyware é coletar suas informações e envia-las através ao criador ou mesmo concede acesso para que o mesmo acesse diretamente estas informações ou arquivos remotamente.

Por ser um software malicioso que funciona em segundo plano não é muito fácil de ser identificado.

Se você quer saber como identificar este tipo de ameaça, descobrir o que ele é capaz de fazer e se  como se proteger dos spywares, não deixe de ler esta postagem até o final.

O Spyware é considerado um vírus?

Um spyware apesar de ser um software malicioso ele se diferencia de um vírus por não ter a capacidade de replicação.

No entanto, o fato de ele passar desapercebido enquanto coleta as informações do computador onde na qual ele se instalou pode ter resultados catastróficos tendo em vista que ele pode roubar informações importantíssimas tornando um malware muito perigoso.

Apesar de um vírus ter um poder de danificar seu dispositivo ou as informações, um spyware pode ser bem mais danoso pois ele pode roubar sua identidade e até mesmos seus bens.

O que um Spyware faz e como ele coleta os dados?

Os  spywares atuam coletando informação pessoais e financeiras como contas online de banco, informações de senhas dados de cartões de credito e até mesmo tudo o que você digita.

O spyware também pode realizar esta coleta de muitas formas e serve a muitas finalidades diferentes, portanto, o spyware pode atuar de algumas formas como por exemplo:

  • Gravando as teclas que você digita: Isso mesmo! Os spywares podem gravar tudo que você digita no computador e este tipo de spyware é conhecido como um keylogger. Este tipo de spyware é amplamente utilizado para descobrir informações pessoais e de login e senhas que você utiliza pela internet. Sendo um tipo de spyware muito perigoso. 
  • Causa lentidão no computador: Os spywares também consomem bastante recurso de internet e processamento, isso acontece porque os spywares precisam processar as informações e envia-las utilizando sua rede internet.
  • Conceder acesso remoto ao seu computador: Os spywares podem também conceder acesso remoto realizando alterações em suas configurações de segurança que permitem que cibercriminosos acessem seu computador.

Quais são os tipos de spywares?

Os spywares podem aparecer de diversos tipos desde keyloggers  a cookies de rastreamento. Logo abaixo vou relacionar alguns exemplos bem conhecidos.

  • Keyloggers: Estes tipos de spywares são bem conhecidos e como já falei anteriormente são os mais utilizados para coletar tudo o que você digita no seu computador. Este tipo de spyware são utilizados para roubar informações de login e senha e bancarias.
  • Cokkies: Os cokkies são pequenos arquivos de monitoramento que é amplamente utilizado para realizar o monitoramento do comportamento online das pessoas para direcionar conteúdo relacionado para elas.  No entanto, os cokkies podem também serem utilizados para monitorar informações das pessoas sem o consentimento prévio o que já o qualifica como um spyware.

Como identificar um spywares no computador?

Como os spywares são softwares que atuam em segundo plano e que não fica visível sua detecção é um pouco dificil.

No entanto, os spywares muitas vezes vem acompanhados de outros tipos como adwares e cavalos de troia. 

Neste caso é necessário ficar atento a outros problemas que podem começar acontecer com o seu computador ou smartphone que pode ser lentidão, abertura de pop-ups em sua tela ou barras de ferramentas que aparecem do nada em seu navegador de internet.

Se você não baixou um programa e eles se instalou do nada ou o desempenho de seu computador esta afetado deixando o computador super lento fique atento pois isso pode ser o comportamento  suspeito.

Como se proteger dos Spywares?

Como se proteger de vírus

Para se proteger de spywares assim como de qualquer outro software mal intencionado como adwares, malwares e vírus em geral é necessário ter alguns cuidados com relação a segurança. Logo abaixo vou citar alguns destes cuidados.

  • Antivírus instalado e atualizado: Ter um antivírus instalado é primordial para proteger seu computador contra ameaças de vírus e outros tipos de softwares mal intencionados como o exemplo os spywares. Inclusive, boa parte dos antivírus disponíveis no mercado oferecem módulos  de proteção contra spywares até mesmo em suas versões Free (gratuitas), com aplicativos disponível para dispositivos mobiles em suas respectivas lojas de aplicativos.
  • Desconfie sempre: Ao navegar pela internet fique muito atento pois os cibercriminosos gostam de disseminar os vírus, malwares e spywares através de sites falsos, pop-ups e por anexos de e-mail. Como diz o ditado: ” Quando a oferta esta grande o santo desconfia”. 

Você também pode gostar de: Conheça os 5 maiores antivírus gratuitos para você ter instalado em seu computador.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um spyware e como se proteger dele, é de suma importância adotar todas as regras de segurança que foram indicadas aqui nesta postagem.

Afinal, nos manter seguro na internet não é apenas um trabalho para os antivírus, muito pelo contrário, temos que fazer a nossa parte e garantir que a nossa navegação seja cada dia mais segura.

Não se esqueça em nenhuma ocasião de manter um software antivírus instalado e atualizado em seu computador.

Se você  tiver interesse em saber mais sobre os antivírus gratuitos existentes no mercado não deixe de ler nossa postagem sobre os “5 melhores softwares antivírus gratuitos para você instalar em seu computador“.

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.