O que uma loja virtual precisa ter para vender muito
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Uma loja virtual capaz de atrair tráfego, engajar e gerar vendas é construída com bases sólidas.

São questões técnicas e conceituais indispensáveis.

Por este motivo, gostaria de deixar 10 dicas do que sua loja virtual deve ter para ter sucesso e crescer o seu faturamento na internet.

Vamos então ao que interessa?

1. Deixe a barra de busca em destaque

A barra de busca precisa ter um local de destaque no seu site.

Alguns layouts acabam escondendo esse recurso, seja pelo excesso de elementos, seja por valorizá-la pouco.

No entanto, ela é importante e permite ao usuário chegar rapidamente no que ele procura. Isso torna a experiência dele mais qualificada.

2. Seja claro quanto ao frete, formas de pagamento e envio

Um dos principais motivos que geram o abandono de carrinho são surpresas desagradáveis no checkout.

Geralmente, elas estão ligadas a três fatores: alto custo do frete, formas de pagamento limitadas e longo tempo para entrega.

Por isso, ofereça simuladores para estimar tempo e valor do frete, além de ter diferentes meios de pagamento disponíveis. Esses fatores fazem toda a diferença!

3. Adote boas práticas de checkout e de carrinho de compras

Ainda sobre checkout, é importante se preocupar com boas práticas no momento de finalizar a compra.

Por isso, preze por meios de pagamento que, de preferência, não tirem o consumidor do site.

Além disso, use plataformas seguras e de renome. Por fim, ofereça o máximo de informações possíveis para que o consumidor não desista da compra.

4. Organize os menus e categorias

A navegação precisa ser intuitiva, prática e descomplicada.

O menu é o recurso principal que permitirá essa experiência sem maiores problemas. Por isso, divida bem as categorias, as distribua de forma hierárquica e dê destaque a essa parte do site.

Quanto mais chamativa e organizada estiver, melhor para o usuário.

5. Invista em fotos de qualidade

O consumidor moderno é bastante atraído por imagens. Por isso, uma foto publicitária de qualidade pode transformar a percepção das pessoas sobre seu produto.

Quando falamos de e-commerce, não há outra opção que não seja usar imagens de alta qualidade e com uma grande produção por trás.

Isso estimula o desejo de consumo!

6. Aplique SEO

Otimizações em SEO são essenciais para que sua loja virtual esteja em destaque no Google.

Há alguns ajustes e configurações que precisam ser feitas, entre as principais:

  • uso de palavras-chave em todo o site, inclusive nas descrições e em títulos H2 e H3;
  • usar títulos H2 e H3 para hierarquizar informações em ordem de importância;
  • usar URL amigáveis em cada página do site;
  • usar descrições alt text nas imagens utilizadas;
  • ter um layout otimizado para mobile.

7. Integre as redes sociais à sua loja

Seu layout precisa ter espaço para a divulgação das suas páginas em redes sociais.

O ideal é fazer isso com botões que, ao serem clicados, redirecionam os usuários diretamente para esses destinos. Isso ajuda a manter uma integração estratégica entre loja virtual e redes sociais, algo cada vez mais importante. 

8. Inclua avaliação de clientes

Consumidores se sentem mais seguros ao realizarem uma compra se têm acesso a avaliações de outros compradores sobre aquele produto.

Uma pesquisa da Capterra apontou que 56% dos brasileiros preferem fazer dessa forma. Isso significa que, na sua loja virtual, as avaliações de cada produto devem estar em local de destaque.

9. Mantenha os detalhes do seu contato disponíveis

Em algum momento, pode ser que o consumidor queira tirar alguma dúvida sobre um produto do seu site.

Outra necessidade comum é de clientes que querem entrar em contato para um atendimento em relação a compras já feitas. Nesses dois casos, eles precisam de uma coisa: informações de contato. Por isso, dê destaque a elas no seu site!

10. Use plataformas com layouts customizáveis

Uma plataforma de site pode ter um layout customizável que se adapta perfeitamente às necessidades da sua loja virtual.

Com esse tipo de solução, você consegue construir um ambiente altamente funcional e com a cara da sua marca. Assim, um ambiente agradável e com ótima experiência de navegação pode ser oferecido.

Uma dica para quem está começando no mercado de E-commerce é a Plataforma de loja Virtual da Simplo7.

Para ter acesso a 7 dias de teste gratuito da Plataforma de Loja Virtual da Simplo7 acesse o botão logo abaixo. O que você está esperando? Sua loja fica pronta apenas em alguns minutos.

Você vai gostar de assistir o Vídeo abaixo:

 

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Sobre o Autor

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

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