...

Blog de Tecnologia PessoaTech integra Suite do Vlibras

O Blog de tecnologia PessoaTech integrou o site com o sistema VLibras e passa a ser o primeiro blog de tecnologia a aderir a está tecnologia. Objetivo do blog é garantir a acessibilidade da comunidade surda do Brasil.

por Edson Pessoa
47 Visualizações

O Blog de tecnologia PessoaTech integra a Plataforma VLibras ao conteúdo de todo o site garantindo o acesso ao conteúdo do blog a comunidade Surda do Brasil. 

A integração da Suite VLibras  foi concluída pelo fundador do blog de tecnologia Edson Pessoa e tem como o principal objetivo garantir a acessibilidade da comunidade de pessoas surdas aos conteúdos disponibilizados pelo blog

O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Suíte VLibras nada mais é que um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

O Vlibras além de ser integrado a qualquer site, pode também ser utilizado em aparelhos smartphones através de aplicativos, nos navegadores Google Chrome e Firefox através de Plugin ou em software para computadores para Windows e Linux.

Para ver todos os links de download ACESSE AQUI

Como é feita a tradução para Libras dentro do blog PessoaTech?

A tradução com o VLibras é feita pela seleção do texto que se deseja traduzir da página. Para isso, o usuário deve iniciar a ferramenta clicando no ícone flutuante presente no lado esquerdo do website.

Com o widget aberto, ao passar o ponteiro do mouse por um elemento de texto, este é realçado indicando que pode ser traduzido. Clicando com o botão esquedo do mouse, a ferramenta iniciará a tradução.

A funcionalidade mais básica da ferramenta é o botão Reproduzir/Pausar. Localizado no canto inferior esquerdo da janela do widget, ele permite que o usuário pause ou continue a tradução em qualquer instante da animação.

A seleção de velocidade é uma funcionalidade que possibilita o usuário aumentar ou reduzir a velocidade da animação de tradução. O botão Seletor de velocidade está localizado no canto inferior direito da janela do widget e usa a opção x1 por padrão, as demais opções são x0.5, x2 e x3.

A opção de legendas é uma funcionalidade que auxilia na identificação das palavras que estão sendo traduzidas pelo avatar, elas podem ser habilitadas ou desabilitadas clicando no Balão de fala que se encontra ao lado direito do botão de velocidade.

Atualmente o VLibras possui 3 avatares intérpretes que podem ser selecionados.

No widget a mudança pode ser feita clicando no botão com o ícone do avatar, localizado no canto superior esquerdo da janela da ferramenta.

Por padrão, a janela do widget é carregada no lado direito da página web, no entanto, essa posição pode ser trocada para o lado esquerdo através do botão Menu (☰), localizado no canto superior esquerdo da janela do widget, e clicando no botão Posicionamento da Tela. Para retornar à posição original, deve-se clicar novamente no botão Posicionamento da Tela.

O blog de tecnologia PessoaTech entende que garantir a inclusão de pessoas é garantir o futuro do nosso País.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE