Aliexpress-Cupom
O que é o WordPress
Photo by Fikret tozak on Unsplash

O WordPress é uma das principais plataformas utilizada para a construção de sites, blogs, grandes portais de noticias e lojas virtuais (e-commerce), sendo um ótimo sistema de gestão de conteúdo que também podemos chamar de sistema CMS.

O sucesso da plataforma esta relacionada a sua maneira fácil de utilização e por se tratar de uma plataforma gratuita open-source de código aberto.

Com o WordPress qualquer pessoa ou empresa pode realizar o gerenciamento dos seus conteúdos de uma maneira muito fácil, não é a toa que como já falei anteriormente o WordPress é um dos mais populares sistemas CMS do mundo.

Como Surgiu a Plataforma WordPress?

O WordPress surgiu como uma plataforma exclusiva para blogs no ano de 2003 e  sua base de desenvolvimento foi baseada no sistema b2/cafelog.

Quando surgiu o WordPress a principal plataforma na época para o desenvolvimento de blogs era o Blogger (que hoje é uma empresa do Google) e que era muito utilizado pelos blogueiros (muito utilizado mesmo).

Inclusive um dos meus primeiros projetos de blogs na internet foi através da plataforma Blogger.

Com o passar dos anos o WordPress começou a se evoluir rapidamente devido sua característica de ser  uma plataforma Open Source de código aberto e assim programadores do mundo inteiro começaram a contribuir com melhorias na estrutura da plataforma como ocorre até hoje.

O desenvolvimento do projeto da Plataforma WordPress teve seu inicio através de Ryan Boren e Matt Mullenweg.

Matt Mullenweg
Matt Mullenweg
Ryan Boren
Ryan Boren

 

Matt Mullenweng hoje é o fundador da Automattic, (empresa por trás do WordPress)que oferece serviços de hospedagem de blogs WordPress gratuitamente em todo o mundo e que já possui mais de 700 funcionários trabalhando remotamente em mais de 60 países diferentes.

Hoje o WordPress deixou de ser uma plataforma para blogs e se tornou o principal CMS do mercado com cerca de 34% de todos os sites da internet utilizando a plataforma.

Quais as vantagens de se utilizar o WordPress?

O fato de a plataforma WordPress ser o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo não ocorreu do nada, algumas vantagens também impulsionaram o seu uso  e que irei descrever as principais delas logo a seguir.

Ótimo SEO Friendly 

Criar conteúdos na plataforma WordPress ajuda a se ter um bom posicionamento no  mecanismo de buscas do Google. Mas o que é esse tal de SEO Friendly?

O SEO Friendly é um conjunto de boas práticas na construção de um site que permite uma leitura mais completa por parte do mecanismo de pesquisa do Google.

Portanto, se você possui o seu site em WordPress tenha certeza que ele já esta otimizado em SEO Friendly e seu conteúdo será melhor entendido pelo robô do mecanismo de busca do Google.

Mas, não deixe de aplicar outras técnicas de otimização do site como uma boa elaboração dos títulos e  intertítulos das postagens assim como na escolha de boas imagens e desenvolvimento de boas descrições. 

Plataforma Gratuita

Uma grande vantagem do WordPress é o fato de ser uma plataforma open source. Isso significa que seu desenvolvimento é colaborativo e que não precisa pagar nenhum tipo de licença para utilizar a plataforma. 

Portanto, o WordPress já possui a grande vantagem de ser um sistema totalmente 100% gratuito.

Plataforma Segura e Confiável

Já vimos que o WordPress possui a colaboração de programadores no mundo todo, e isso significa dizer que a plataforma sempre está sendo atualizada constantemente. 

Isto faz com que brechas e problemas relacionados a segurança da plataforma sejam sanados com rapidez a tornando uma plataforma madura e consolidada no mercado.

No entanto, isso não significa que o Worpress não possa está sujeito a brechas de segurança, isso é algo que qualquer plataforma está sujeita.

Por isso mesmo, o WordPress tem muito cuidado nesse quesito.

Geralmente os problemas relacionados a segurança da plataforma, na maioria das vezes, estão relacionadas a práticas ruins por parte dos usuários, webmasters e desenvolvedores.

O WordPress é seguro, mas as pessoas que atuam com ela é que geralmente não são.

Muitas delas ignoram as boas práticas de segurança, não atuam com cuidados básicos, criam senhas muito fáceis de serem descobertas, instalam qualquer plugin mesmo sem conhecer, não fazem atualizações na plataforma e por ai vai.

Facilidade no uso da plataforma

Utilizar a plataforma do WordPress é muito fácil. Sem muitas dificuldades é possível criar uma postagem ou mesmo inserir uma imagem.

 A curva de aprendizado no WordPress é realmente muito rápida.

Basta alguns dias de uso e já é possível utilizar a plataforma e sentir-se confortável com o uso dos seus recursos.

Plataforma Extensível

Com o WordPress é possível adicionar novas funcionalidades e recursos através de temas e Plugins o que permite mudar a aparência e cores do site o deixando com a aparência mais profissional.

Inclusive se você quiser conhecer duas opções de temas WordPress essenciais para quem está começando um projeto de site/blog na internet recomendo que leia a postagem Wolf WP – O melhor Tema WordPress para seu Blog e Tema Avenger – O melhor tema WordPress para quem quer trabalhar como Afiliado Digital.

As duas maneiras de aderir a plataforma WordPress

Existem dois caminhos para você utilizar a plataforma WordPress e que vou descreve-las logo abaixo:

Através do WordPress.com

wordpress.com é onde você poderá publicar seu blog ou site sem precisar contratar  um serviço de hospedagem ou comprar um domínio.

Este serviço foi desenvolvido e permanece mantido pela Automattic que é uma empresa de um dos idealizadores do projeto do WordPress e que neste caso possui fins lucrativos.

Apesar de a empresa possuir fins lucrativos ela oferece um plano gratuito e também a venda de domínios e planos mensais para tornar seu site mais profissional.

Baixando o sistema no WordPress.org e instalando em uma empresa de hospedagem de sites

Já o wordpress.org é a versão open source (totalmente gratuita). Isso significa que você pode baixar o WordPress  e utilizá-lo sem custo algum.

No entanto, para utilizar essa versão você vai precisar de contratar uma hospedagem e um domínio em alguma empresa de hospedagem de sites.

Inclusive as maiores empresas de hospedagem de sites já oferecem planos exclusivos para hospedagens que vão utilizar o WordPress como CMS.

Qual escolher? WordPress.com ou WordPress.org?

Se você esta querendo começar um blog para fins pessoais e não quer ter nenhum custo o WordPress.com pode ser uma opção válida.

No entanto, se quer criar um site para a sua empresa ou mesmo um blog  e queira passar sua identidade de forma mais profissional, te indico fortemente que você acesse o WordPress.org  baixe o pacote do WordPress e instale diretamente em sua hospedagem.

Com isso você tem mais controle sobre a plataforma podendo realizar customizações caso seja necessário.

Se não sabe como fazer a instalação do WordPress leia a postagem: Como realizar a instalação do WordPress de forma manual?

A versão wordpress.com é mais engessada e você não tem acesso direto ao código da plataforma para fazer alterações ou instalar e personalizar o que bem entender.

Qual empresa de hospedagem de sites escolher?

Escolher a hospedagem certa para hospedar seu site pode ser algo bem difícil devido a quantidade de empresas que fornecem este tipo de serviço.

Por este motivo eu te sugiro que você leia a postagem aqui do blog: Hospedagem de site – Conheça 4 empresas para você hospedar seu site ou blog

Outro erro muito comum é as pessoas enxergarem a contratação de um serviço de hospedagem de sites como um custo e tentam economizar ao máximo na hora de contratar o serviço.

Para te dar uma mãozinha na escolha da empresa para você contratar sua hospedagem deixo uma relação das 10 maiores e melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil acesse AQUI.

O que é possível criar com a plataforma WordPress?

O WordPress é uma plataforma expansível e isso gera diversas oportunidades de personalização, e tudo o que você imaginar no que diz respeito a sites da internet é possível fazer com o WordPress.

Abaixo deixo alguns tipos de sites que podem ser construídos em WordPress:

  • Site Empresarial
  • E-commerce (lojas virtuais)
  • Blog pessoal ou empresarial
  • Blog de Notícias e Portais
  • Plataforma EAD (LMS – Learning Management System)
  • Site de Portfólio de Produtos
  • Intranet de acesso interno as empresas
  • Extranet (Rede entre empresas)
  • Fórum de discussão
  • Redes Social 
  • Portal de membro e etc.

Para usar WordPress precisa ter conhecimentos em programação?

A resposta para esta pergunta é: Não. Não é necessário ter conhecimentos em programação para colocar um site em WordPress no ar.

Inclusive uma das premissas do WordPress foi essa, de possibilitar que as pessoas mesmo sem conhecimento em programação possam  ter um site de aparência profissional e de fácil administração.

No entanto, se você entender de programação é bem melhor, pois, abre um leque de possibilidade de personalização e ir além do que a plataforma oferece.

Você também poderá gostar de ler: Como instalar o wordpress de forma manual em sua hospedagem?

O WordPress é uma plataforma extensível com Plugins e Temas, o que seriam estas extensões?

O WordPress é uma plataforma totalmente extensível com possibilidades de customizações e  integrar recursos e funcionalidades.

E isso pode ser feito através de Temas e Plugins.

Os Temas 

Os temas WordPress é o que determina customizações na camada visual, portanto, os temas podem ser utilizados como uma forma de dar uma novo layout ao visual do seu site sem impactar nos conteúdos publicados que continuam os mesmos.

E hoje este mercado de Temas é bem aquecido. Aqui no blog por exemplo utilizamos o tema WolfWP que é um tema pago.

No entanto, o próprio diretório do WordPress possui milhares de temas gratuitos.

Plugins WordPress

Plugins WordPress
Photo by WebFactory Ltd on Unsplash

Os Plugins do WordPress são mais focados em trazer recursos novos ou funcionalidades adicionais.

O WordPress é utilizado para gerenciar conteúdo na internet, no entanto, se você quiser transformar em uma loja virtual, você pode instalar um plugin especifico e ter este recurso prontinho no seu site.

E assim, para diversas outras funcionalidades como colocar um chat no site, criar um formulário de contato e etc.

Existem milhares de Plugins gratuitos e pagos. NO próprio diretório de Plugins WordPress é possível obter plugins gratuitos no repositório oficial.

Você também poderá gostar de ler: Como criar um blog Poderoso em apenas 6 passos?

Conclusão

Como foi possível entender, não há dúvidas de que o WordPress é uma ótima escolha para quem quer ter seu site ou blog na internet.

Então, basta partir para a ação e começar seu projeto ainda hoje.

Aqui no blog eu tenho uma postagem que com certeza vai te ajudar que é: Como criar um site ou blog em apenas 4 Passos.

Espero ter ajudado a entender sobre esta plataforma que só cresce e qualquer dúvida deixe aqui abaixo nos comentários, eu tenho sempre o maior prazer em poder te ajudar.

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.