Aliexpress-Cupom

Rede Local

As siglas LAN, MAN  WAN são siglas que classificam os tipos de redes baseadas em um escopo.

Portanto, estas siglas  permitem classificar o alcance geográfico de uma rede de dados e os equipamentos implementados e cada uma delas.

Um exemplo simples é se a rede possui computadores próximos fisicamente  ou localizados em locais distantes, como outros países ou continentes o que já podemos incluir como uma WAN.

No entanto, a diferença não se resume apenas ao alcance geográfico da rede, existem outras diferenças que alcançam equipamentos, velocidade de transmissão e os meios que são empregados em cada tipo de rede.

Vamos então conhecer cada uma delas?

 

Você também pode gostar de: [O que é DHCP? Entenda tudo sobre este protocolo]

 

Rede LAN (Local Area Network)

Local Area Network  que é conhecida como Rede local, geralmente é uma rede que está localizada em um prédio, um escritório, um campus escolar ou em uma rede domestica.

A rede local LAN possui conectividade de alta velocidade e a mesma possui um alcance limitado, muitas vezes possuindo apenas 3 ou 4 computadores interligados.

A Rede LAN possui compatibilidade com a tecnologia de rede Ethernet e WLan no padrão: IEEE 802.11, IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.11n.

Características das redes LAN

  • Velocidade na transferência de dados que pode variar entre 10 Mbps  e 1 Gbps em FDDI ou Gigabit Ethernet.
  • Pode atingir  de 100 a 1.000 dispositivos conectados.

 

Rede MAN (Metropolitan Area Network)

MAN e uma rede que abrange uma área Metropolitana, ou seja, é o tipo de rede intermediaria que fica entre a LAN e a WAN.

Trata-se de uma rede que abrange uma área geográfica confinada e bem definida, de tamanho médio, como um município ou uma região metropolitana.

Também existem redes MAN Wireless (sem fio), que são conhecidas como WIMAX.

As redes do tipo WMAX possuem uma tecnologia wireless desenvolvida para conseguir dar suporte de acesso banda larga a distâncias típicas de 6 a 9 Km.

A aplicação do WIMAX é conseguir garantir acesso banda larga a internet como alternativa ao conhecido ADSL e  foi desenvolvido com o objetivo de atender  aplicações fixas, nômades, portáteis e  móveis como: notebooks, smartphones e tablets.

 

Conheça o melhor Curso Online de Google Cloud Platform, aulas ministradas pelo Leandro Porciúncula que  é  um profissional graduado em redes com especialização em segurança de redes. O O curso aborda do nível básico ao intermediário. Clique aqui para conhecer mai sobre o curso.

WAN

WAN significa Wide Area Network ou Rede de alcance amplo.

Neste tipo de rede a conexão e feita por  longas distancias que podem conectar continentes.

Geralmente podemos usar uma WAN para conectar uma LAN em um local a outra LAN em um outro local remoto, que pode ser do outro lado do planeta.

Características das redes Wans

  • São redes que conectam dispositivos separados por uma área geográfica de abrangência maior do que a que pode ser atendida por uma rede local.
  • Utilizam os serviços das operadoras, como companhias telefônicas, empresas de TV a cabo, sistemas de satélites e provedores de rede.
  • Suas estruturas utilizam conexões seriais de vários tipos para fornecer acesso à largura de banda em grandes áreas geográficas.

 

20200116194022 236

 

Outras classificações de redes

Além dos tipo de redes que falamos logo acima, existem também outras classificações de redes, menos comuns, como:

  • PAN(Personal Area Network) – As redes  PAN, ou  Redes Pessoais, são utilizadas  para permitir a comunicação de dispositivos em uma distância bastante limitada. Um exemplo tipico deste tipo de rede são as redes Bluetooth e UWB que é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio).
  • CAN (Campus Area Network) – As redes CAN são redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Area Network às LAN (Local Area Network) dependendo do propósito para que esta sendo aplicada.
  • GAN (Global Area Network) – é o modelo de rede onde se faz a implementação de uma WAN com uma cobertura mundial e capaz de conectar sistemas em rede situados em diferentes países e continentes. Nesta tecnologia pode se fazer uso de satelites para fazer esta interligação entre Redes Wans.
  • HAN – Home area network. Este é um termo relativamente recente, que diz respeito a uma rede doméstica, que conecta vários computadores e outros dispositivos digitais. A rede neste caso abrange o espaço de uma única casa ou apartamento, em oposição às LANs (que abrangem um escritório ou edifício) e as WANs (redes de longa distância).
  • SAN (Storage Area Network) ou Rede de área de armazenamento é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados.

Espero ter sanado suas dúvidas sobre os tipos de redes que temos atualmente.

 

 

Você também pode gostar de ler:  [PHP – Como surgiu e 2 cursos para você aprender programar em casa?]

 

 

Conheça agora o melhor curso de segurança em nuvem do Brasil oferecido pela SegInfoBrasil. Já faz tempo que a segurança em nuvem deixou de ser uma tecnologia do futuro para se consolidar como tecnologia do presente. Conheça agora e se profissionalize neste seguimento que só vai crescer nos próximos anos.

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.