...

Quais as diferenças entre as redes LAN, MAN e WAN?

por Edson Pessoa
164 Visualizações

Rede Lan Local

As siglas designadas para a redes LAN, MAN  WAN são siglas que classificam os tipos de redes baseadas em um determinado  escopo.

Logo, estas siglas  permitem classificar o alcance geográfico de uma rede de dados e os equipamentos implementados e cada uma delas.

Um exemplo simples é se a rede possui computadores próximos fisicamente  ou localizados em locais distantes, como em  outros países ou continentes, que neste caso,  já podemos definir como uma rede WAN.

No entanto, a diferença entre os  tipos de redes não se resume apenas ao alcance geográfico da rede, existem outras diferenças que alcançam equipamentos, velocidade de transmissão e os meios que são empregados em cada tipo de rede.

Que conhecer estas diferenças existentes estre os tipos de rede LAN, MAN e WAN?

Então, fique nesta postagem até o final e entenda tudo sobre este assunto. 

O que é uma Rede LAN (Local Area Network)?

Local Área Network  ou  Rede de área local, é um conjunto de hardware e software que permite que computadores individuais estabeleçam comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos.

As redes locais são assim definidas devido ter uma cobertura bem limitada que no máximo podem abranger uma área de 100 metros e muitas vezes possui apenas 3 ou 4 computadores interligados.

A rede LAN possui compatibilidade com a tecnologia de rede Ethernet e WLan no padrão: IEEE 802.11, IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g e IEEE 802.11n.

Características das redes LAN

  • Velocidade na transferência de dados que pode variar entre 10 Mbps  e 1 Gbps em FDDI ou Gigabit Ethernet.
  • Pode atingir  de 100 a 1.000 dispositivos conectados.

 

O que é uma Rede MAN (Metropolitan Area Network)?

MAN e uma rede que abrange uma área Metropolitana, ou seja, é o tipo de rede intermediaria que fica entre a LAN e a WAN.

Trata-se de uma rede que abrange uma área geográfica confinada e bem definida, de tamanho médio, como um município ou uma região metropolitana.

Também existem redes MAN Wireless (sem fio), que são conhecidas como WIMAX.

As redes do tipo WMAX possuem uma tecnologia wireless desenvolvida para conseguir dar suporte de acesso banda larga a distâncias típicas de 6 a 9 Km.

A aplicação do WIMAX é conseguir garantir acesso banda larga a internet como alternativa ao conhecido ADSL e  foi desenvolvido com o objetivo de atender  aplicações fixas, nômades, portáteis e  móveis como: notebooks, smartphones e tablets.

O que é uma Rede WAN (Wide Area Network)?

WAN significa “Wide Area Network” ou rede de alcance amplo.

Neste tipo de rede a conexão e feita por  longas distancias que podem conectar continentes.

Geralmente podemos usar uma WAN para conectar uma LAN em um local a outra LAN em um outro local remoto, que pode ser do outro lado do planeta.

Características das redes Wans

  • São redes que conectam dispositivos separados por uma área geográfica de abrangência maior do que a que pode ser atendida por uma rede local.
  • Utilizam os serviços das operadoras, como companhias telefônicas, empresas de TV a cabo, sistemas de satélites e provedores de rede.
  • Suas estruturas utilizam conexões seriais de vários tipos para fornecer acesso à largura de banda em grandes áreas geográficas.

Outras classificações de redes

Além dos tipo de redes que falamos logo acima, existem também outras classificações de redes, menos comuns, como:

  • PAN(Personal Area Network) – As redes  PAN, ou  Redes Pessoais, são utilizadas  para permitir a comunicação de dispositivos em uma distância bastante limitada. Um exemplo tipico deste tipo de rede são as redes Bluetooth e UWB que é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio).
  • CAN (Campus Area Network) – As redes CAN são redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Area Network às LAN (Local Area Network) dependendo do propósito para que esta sendo aplicada.
  • GAN (Global Area Network) – é o modelo de rede onde se faz a implementação de uma WAN com uma cobertura mundial e capaz de conectar sistemas em rede situados em diferentes países e continentes. Nesta tecnologia pode se fazer uso de satelites para fazer esta interligação entre Redes Wans.
  • HAN – Home area network. Este é um termo relativamente recente, que diz respeito a uma rede doméstica, que conecta vários computadores e outros dispositivos digitais. A rede neste caso abrange o espaço de uma única casa ou apartamento, em oposição às LANs (que abrangem um escritório ou edifício) e as WANs (redes de longa distância).
  • SAN (Storage Area Network) ou Rede de área de armazenamento é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados.

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE