Aliexpress-Cupom
Cabo de Rede Ethernet
Photo by Jordan Harrison on Unsplash

Boa parte das conexões de rede são estruturadas por conexões de cabos de dados. No entanto, para que as informações trafeguem de forma eficiente é necessário saber qual tipo de cabo escolher.

Os cabos que usamos para uso de internet em nossas casas ou mesmo em grandes empresas são chamados de cabos Ethernet ou cabo UTP (sigla que identifica os cabos que não são blindados) e possuem diferentes categorias.

Cada nova categoria de cabo Ethernet que surge no mercado vem com tecnologia que garantem mais velocidade de transmissão de dados e cancelamento de ruídos eletromagnéticos.

Por este motivo, gostaria de trazer a tona nesta postagem quais são os tipos de cabos de rede Ethernet e quais as diferenças de cada um.

Hoje no mercado temos os cabos Ethernet das seguintes categorias:  Cat5E (Categoria 5E), Cat6 (Categoria 6), Cat6A (Categoria 6A), Cat7 (Categoria 7) e Cat8 (Categoria 8).

Iremos conhecer cada uma delas aqui nesta postagem e suas diferenças.

1. Cabo Categoria 5E (Cat5E)

Cabo categoria Cat5e
Cabo Ethernet Categoria Cat5e

O Cabo UTP de Categoria 5E foi lançado no ano de 2001 e foi um sucessor do cabo de categoria 5. A  Categoria 5E possibilitou menores interferências eletromagnéticas garantindo uma qualidade melhor de sinal em comparação com o seu antecessor de categoria 5.

O cabo de Cat5E foi muito utilizado devido sua maleabilidade e custo preço de mercado.

O cabo de Categoria Cat5E possui capacidade de transmissão de até 1000Mbps a frequência de 100MHz com alcance de até 100 metros, no entanto, devido sua estrutura ainda sujeita a interferências eletromagnéticas é uma velocidade  difícil de acontecer na pratica.

O cabo é formado por 4 pares de fios trançados, mas, sem nenhum tipo de blindagem  ou distanciamento entre eles.

O cabo do Tipo Cat5E pode é classificado como do tipo: U/UTP-Unshielded/UnshieldedTwisted Pair e existem versões para implantação industrial com maior atenuação de interferências.

 

2. Cabo Categoria 6 (Cat6)

Cabo Utp Cat6
Cabo Ethernet Categoria Cat6

O Cabo Ethernet de Categoria 6 vem logo após 4 anos (2005) do lançamento do seu antecessor Cat5E.

O Cabo de categoria 6 vem com suporte de transmissão de 1Gbps com uma frequência de 250 MHz com distancia de 100 metros. O Cabo de categoria 5 possui uma grossura maior em relação ao cabo de categoria Cat5E e vem com uma estrutura de plastico em forma de “X” que envolve toda a estrutura do cabo dividindo os pares de fios trançados. 

A estrutura divisora em forma de “X” oferece mais resistência aos cabos assim como os deixam menos flexíveis, evitando assim que os fios se dobrem muito reduzindo interferências.

O cabo Cat6 é uma ótima escolha para quem quer ter uma transmissão mais estável em serviços de Streaming de ausio e vídeo por exemplo.

3. Cabo Categoria 6A (Cat6A)

Cabo Categoria 6A
Cabo Categoria Cat6A

O cabo Cat6A ele é uma atualização do cabo Cat6 e é capaz de atingir até 10 Gbps de transmissão a 500 Mhz, ou seja, 10 vezes mais que o cabo de categoria 6.

O Cabo Cat6A possui um revestimento robusto tanto externamente como em sua parte interna o que de fato proporciona uma redução significativa em ruido eletromagnético no cabo.

O Cat6A é um cabo muito mais robusto, porém pouco flexível tendo em vista que ele possui mais proteções do que o antecessor Cat6. Neste caso a instalação deste cabo pode ser mais difícil dependendo do local por onde deve ser instalado.

Os cabos Cat6 e Cat6A são considerados como cabos do tipo: U/UTP-Unshielded/UnshieldedTwisted Pair e existem versões para implantação industrial com maior atenuação de interferências.

4.Categoria 7  (Cat7)

Cabo Categoria Cat7
Cabo Ethernet categoria Cat7

A categoria de cabo Cat7 é capaz de suportar transferência de dados a 10Gbps a 600Mhz com a mesma distancia dos cabos anteriores (100 metros).

O cabo Ethernet na versão 7 vem com uma significativa atenuação de ruídos eletromagnéticos, devido sua blindagem externa com um revestimento em alumínio em cada par de fio interno.

Uma particularidade deste cabo de categoria 7 é que precisa de aterramento, por este motivo os conectores desta categoria devem ter os conectores de metal.

Também é importante ressaltar que caso o cabeamento  for passar perto de fios elétricos, este é  o tipo de cabo mais indicado, pois o cabo dificilmente será afetado por interferências.

O cabo de Categoria 7 também é conhecido como: S/FTP- Braided Shielding/Foiled Twisted Pair e existem versões para implantação industrial com maior atenuação de interferências.

5. Cabo de Categoria Cat8

Cabo Categoria Cat8
Cabo Ethernet Categoria Cat8

 O cabo de categoria Cat8 é incrível, pois esta categoria de cabo pode chegar no nível da fibra ótica em termos de velocidade na transmissão de dados podendo chegar a 40Gbps a uma frequência de 2000Mhz.

Ele também é bem parecido com seu antecessor o cabo Ethernet de Categoria 7.

O único ponto negativo desta categoria de cabo é que diferente das categorias anteriores  a distancia que deve ser atingida por este cabo é de apenas 30 metros, ou seja, 3 vezes menor que a distancia alcança pelas outras categorias que é de 100 Metros.

Portanto, se você precisa fazer uma estrutura de alcance maior de 30 metros esta categoria de cabo já não será indicada, neste caso a solução é optar pelo cabo de categoria 7.

6. Como entender os códigos dos Cabos Ethernet?

No mercado existem cabos Ethernet com diversos códigos que acabam confundindo na hora da compra.

A diferenciação dos cabos estão em geral na primeira letra onde podemos destacar os seguintes significados:

  • “U” significa unshielded (sem blindagem)
  • “F” significa Foil Shielding (blindagem com folha de alumínio)
  • “S” significa Braided Shielding (blindagem trançada com fios de alumínio).
  • Já as letras seguintes, o TP, significam Twisted Pair (par trançado).

E ai? Gostou dessa nossa postagem? se inscreva também em nosso canal do Youtube clicando aqui e receba nossos conteúdos em vídeo e tenha acesso exclusivo a nossas lives.

Dúvidas sobre este assunto? Deixe nos comentários.

 

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.