...

Perdeu o celular? Veja como encontrar através do recurso “Encontre meu dispositivo” do Google

Você perdeu o seu aparelho celular e não sabe onde ele se encontra? Sabia que os aparelhos com sistema Android tem um recurso chamado " Encontre meu dispositivo " que poderá lhe ajudar? leia a matéria e veja como utilizar este serviço e ativar em seu aparelho.

por Edson Pessoa
87 Visualizações
Aparelho celular com o maps aberto

Photo by henry perks on Unsplash

Seja para trabalho ou simplesmente para se manter conectado com os amigos e a família, perder ou ter o celular roubado é uma situação bastante estressante.

No entanto, fique sabendo que se o seu aparelho possui o sistema operacional Android um recurso do Google chamado ” Encontre meu dispositivo e que já vem embutido no sistema poderá te ajudar nesta situação.

Na maioria dos aparelhos esta funcionalidade já vem ativada de fábrica, no entanto, alguns aparelhos não vem com este recurso já ativado.

Portanto, para usar este recurso ou verificar se ele já se encontra ativado verifique em seu aparelho fique até o final desta postagem onde você ficará sabendo de tudo.

Como ativar o recurso “Encontre meu dispositivo” em seu aparelho smartphone android?

Para verificar se o recurso ” Encontre meu dispositivo” está habilitado em seu aparelho smartphone siga os passos que irei indicar logo a seguir.

Acesse o ícone de “configurações ou configurar” do seu aparelho (geralmente um ícone de uma ferramenta ou engrenagem) > Escolha a opção “Segurança” e toque sobre a opção: “Encontre meu dispositivo“. 

Se ao abrir a opção “Encontre meu dispositivo” estiver como “desativada“, toque sobre ela e marque o flag “ativado” conforme mostra a imagem logo abaixo.

 

tela de configuração de Celular Android Motorola Fusion

Imagem: Reprodução Android – Motorola Fusion

Tela de configuração do recurso Encontre Meu dispositivo

Imagem: Reprodução Android – Motorola One Fusion

Depois de ativar o recurso você estará apto a utilizar quando for necessário.  No entanto, aproveitando observe na imagem anterior observe que existem três opções para encontrar um aparelho com Android perdido.

Pelo aplicativo ‘Encontre Meu Dispositivo’ (que poderá ser baixado na Play Store), pelo endereço “android.com/find” ou através de uma pesquisa no Google pela frase “encontre meu dispositivo”.

Até aqui deixamos o recurso “Encontre meu dispositivo” ativado e pronto para ser utilizado. Também já identificamos as formas que podemos utilizar para visualizar a localização do aparelho.

No entanto, vale salientar que o serviço de localização (GPS) do aparelho precisará está ativado para que este recurso funcione corretamente. 

Vamos agora verificar como localizar o aparelho através do recurso “Encontre meu dispositivo”?

Como encontrar um aparelho através do recurso “Encontre meu dispositivo”?

Se você está lendo este texto neste momento é porque por algum motivo está precisando encontrar o seu aparelho.

Por este motivo, logo a seguir vou descrever passo a passo o que você deverá fazer para encontrar seu smartphone.

 Como já tinha dito anteriormente uma das opções disponíveis para achar um celular perdido é acessando a página “Encontre meu dispositivo” através de um computador.

Para acessar a página do recurso de uma maneira bem simples basta fazer uma pesquisa do Google e digitar “Encontre o meu dispositivo”.

Depois de fazer esta pesquisa será exibida uma tela com um pequeno mapa já com a informação do aparelho  e duas opções na parte inferior onde uma permite “tocar” (ao escolhe esta opção ele vai emitir um som no aparelho) e outra opção por nome “recuperar” que redireciona para a página “android.com/find“.

Tela da pesquisa "Encontre meu dispositivo" no Google

Imagem: Reprodução pesquisa do Google (2021)

Observação: se nunca usou o serviço de encontrar um dispositivo antes, poderá ser necessário logar com a conta do Google e dar permissão para usar os seus os dados de localização.

Continuando, acesse a opção “Recuperar” e na página que será exibida você terá acesso a localização do seu aparelho em um mapa, o modelo do seu telefone, a última vez que o Google conseguiu localizá-lo, o nome da rede Wi-Fi que ele está usando e até a sua carga atual de bateria. 

Na imagem abaixo que simula a tela que é exibida ao acessar a opção “Recuperar” é possível observar que existem algumas opções. Vamos entender o que cada uma delas significa logo a seguir.

Tela do serviço do Google "Encontre meu dispositivo"

Imagem: Reprodução da Página “Encontre meu dispositivo” do Google.

  • Na primeira opção você pode fazer com que o dispositivo reproduza um toque em volume máximo por cinco minutos até que possa localizá-lo. O que funciona bem se tiver esquecido o telefone na casa de um amigo ou conhecido, por exemplo.
  • A segunda alternativa você consegue enviar um comando que  realiza bloqueia o acesso ao gadget e sai imediatamente da sua conta do Google, o que preserva os seus dados e credenciais. Uma boa opção em caso de roubo ou furto, por exemplo.
  • A terceira opção, ‘Limpar dispositivo’, é a opção mais radical. Ela exclui todos os dados do seu telefone remotamente esta alternativa pode ser uma ótima opção se você tiver certeza que o smartphone foi roubado e não pode mais ser recuperado.

Espero que você tenha entendido como usar este recurso e desejo de coração que você não precise usar este recurso para casos de roubo ou furto.

Em geral este recurso é bem mais bem vindo quando perdemos o aparelho dentro de casa mesmo, não é mesmo?

Caso ainda tenha dúvidas com relação a este recurso deixe nos comentários e ficarei muito feliz em poder lhe ajudar!

Se este conteúdo foi interessante para você com certeza ele poderá ser útil para outras pessoas, então, o que acha de compartilhar esta informação com um amigo ou familiar?

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE