Aliexpress-Cupom

Rede de Computadores

Manter uma rede bem estruturada é uma forma de garantir rapidez na resolução de incidentes de rede e da boa manutenção da rede.

A desorganização de uma rede local, pode deixar sua rede vulnerável a incidentes que podem lhe causar grandes prejuízos, e o pior de tudo que aumenta o tempo de descoberta e resolução dos mesmos.

Entre os motivos que levam uma rede a ficar totalmente desorganizada é a falta de profissionais suficientes para manter a estrutura organizada, começar uma rede sem a elaboração de um projeto ou por não ter ou não priorizar os investimentos na manutenção ou construção de uma rede.

Muitas empresas vêem isso como custo e não como um investimento por incrível que pareça, no entanto, uma rede bem planejada tende a facilitar a atuação da equipe de T.I em incidentes e neutralizar estes mesmos incidentes realizando o devido acompanhamento e manutenção da rede.

Garantindo competitividade perante o mercado e os administradores da rede agradecem.

Por este motivo gostaria de compartilhar 12 sinais de que sua rede local(LAN) esta no caminho certo.

 

1. Organização do Cabeamento

Se você é administrador de redes provavelmente tem uma historia envolvendo um Rack (armário) de cabeamento ou mesmo um data center com um emaranhado de fio sem nenhuma identificação ou com identificação confusa.

Sem falar a dor de cabeça para descobrir de onde vem ou para onde vai cada um daquele emaranhado de fios.

Portanto, o primeiro sinal de que sua rede vai bem é sempre manter os armários de cabos arrumados e devidamente identificados e todos conectados de forma inteligente.

Manter o cabeamento organizado é uma maneira de manter a rede dentro dos padrões e facilidade na resolução de incidentes (problemas) que venha ocorrer na rede.

 

2. Padronização do Padrão de Rede

Sempre mantenha um padrão de cabeamento e na nomenclatura de cada ponto para ajudar na identificação de quais setores são atendidos e na ajuda de soluções de problemas e mesmo na criação de novas conexões de rede.

 

3. Padronização dos ativos de redes

Para manter uma rede funcionando precisamos de Switchs, Roteadores e Firewalls.

No entanto, manter equipamentos de diferentes marcas em cada armário ou mesmo no data center torna a manutenção e configuração muito complicada, ou seja, uma loucura.

Por este motivo, opte por utilizar uma padronização de equipamentos com um único modelo de Switch, de Roteador e Firewall.

Pode ser que exista alguma situação onde tenha que ter um ou outro equipamento diferente, mas, é importante sempre escolher os equipamentos com muito cuidado para que possa ter uma manutenção fácil e rápida.

Conheça o melhor curso de informática AGORA. Aumente suas chances de ter um salário melhor ou se não estiver trabalhando potencializar suas chances de conseguir um novo emprego. O curso é 100% online em vídeo aulas para você assistir no seu celular, tablet ou computador. Clique aqui e confira!

4. Utilizar ferramenta de monitoramento da rede.

Algumas redes até mesmo empresariais não possuem uma ferramenta de controle e monitoramento dos equipamentos de redes.

No entanto, é muito importante ter uma  ferramenta de monitoramento dos ativos de rede como por exemplo o Zabbix.

O Zabbix é uma destas ferramentas, mas, no mercado existem outras  ferramentas utilizadas para este fim.

Pesquise e busque uma ferramenta que atenda as suas necessidades.

Usar uma ferramenta antes que algo pare de funcionar é a chave para o bom funcionamento de uma rede.

Ser proativo no monitoramento de dados garante que a rede se mantenha em bom funcionamento e evite transtornos nos processo s que dependem da T.I.

 

5. Utilize um bom firewall

As empresas precisam garantir a segurança de suas informações  e de seus funcionários.

E apara ajudar no gerenciamento da segurança da rede sempre é importante ter um firewall que seja monitorado por profissionais especializados para garantir que tudo o que é feito dentro de sua rede seja monitorado.

Este monitoramento inclui o uso de portas, controle de acesso do uso da internet por parte dos funcionários e controle no uso de mídias removíveis como Pen drives e Hds externos.

Apesar deste tipo de controle não ser bem visto por alguns funcionários ele é necessário e precisa ser feito pelos profissionais  de T.I da organização.

 

 

Como vender sem criar conteúdo, sem ter lista de contatos e sem aparecer! Descubra como nossos alunos têm conseguido faturar até R$8.578,98 online todos os meses. Clique aqui e saiba mais…

 

 

6. Documentação  da rede

Ter a documentação de rede é de suma importância, afinal, é necessário saber para onde vão os cabos, onde estão cada equipamento de rede como: switch, roteador e os demais ativos de rede.

Sem falar que com uma documentação bem elaborada qualquer pessoa pode atuar em um incidente de rede sem maiores problemas, mesmo quando por exemplo um funcionário precisar ir para um outro desafio profissional.

Sendo assim, mesmo que contrate um novo profissional ele saberá atuar na infraestrutura de rede sem problemas seguindo a documentação.

7. Evite manutenções fora do padrão

É normal na correria do dia a dia e pressões sofridas pela equipe de T.I em um incidente de rede os profissionais realizarem reparos provisórios que acabam como permanentes.

Portanto, mantenha a calma e acorde com o gestor do setor um SLA de atendimento para evitar este tipo de atuação.

Realizar remendos pode até dar aquele jeitinho na hora que precisa dar continuidade á produtividade, no entanto, se não corrigi-los depois poderá ter grandes problemas no funcionamento da rede local.

 

Você também pode gostar de: [Quais as diferenças entre LAN, MAN e WAN?]

 

8. Politica de uso da rede local

Se sua empresa ainda não possui uma politica para uso dos recursos de rede chegou a hora de pensar em implantar uma.

Uma politica de uso de recursos de rede alinhada com a gestão da empresa é fundamental para preservar o funcionamento da mesma e educar os funcionários sobre os limites que a empresa designa no uso de sua infraestrutura.

Portanto, a politica de rede é fundamental para regular todas as politicas e proteger o setor de T.I quando ocorrer mal uso dos recursos de rede por parte dos funcionários.

 

Veja Agora o Método ÚNICO e SIMPLES  para Criar Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero. Clique aqui e confira!

 

9. Segurança no acesso Wifi

O acesso ao WIFI hoje é muito comum no meio corporativo, devido os inúmeros Smartphones e notebooks que são utilizados pelos funcionários e que oferecem mobilidade e agilidade na execução do trabalho.

No entanto, uma rede WIFI deve ser tão segura e tão robusta como o cabeamento da rede.

Portanto, faça ótimo site Survey do local a fim de atender todas as áreas cruciais para a empresa e que precisem do acesso ao WIFI.

Verifique regularmente a intensidade do sinal e assegure-se de que a sobreposição de canais seja mantida dentro do mínimo.  Busque os pontos de acesso que não esteja dentro do raio de atendimento da sua empresa e os exclua.

 

10. Redundância de Rede

Mesmo que sua rede esteja bem estruturada e em perfeito funcionamento sempre esteja pronto para algo que possa acontecer.

Por este motivo tente implantar um sistema de redundância que pode ser com equipamentos em “stand by” como no breaks, Switchs e roteadores.

Construir um anel de fibra óptica que garantam a conectividade da rede em caso de sinistros.

Uma redundância no serviço de fornecimento de internet adicional por uma empresa diferente da contratada principal também devem ser avaliadas.

 

Descubra Agora o Método ÚNICO e Simples usado para Reparar Placa Mãe de notebook a partir do zero. Clique aqui e confira!

 

 

11. Uma rede deve esta pronta para se recuperar de desastres

As chances de um desastre acontecer são imprevisíveis.

Mas se acontecer, a estrutura de T.I da empresa deve estar preparada para se recuperar.

Este plano pode conter equipamentos configurados e prontos para substituição imediata e na disponibilização de redundâncias como já falamos aqui.

É interessante também ter um cronograma de testes que simulem uma situação de  desastre.

Afinal só vai saber se as implementações de recuperação de desastres estão funcionais as testando.

12. Melhoria continua da rede

Para manter um rede em pleno funcionamento é o desafio de todo profissional que atua com administração de redes.

Portanto, é muito importante os profissionais de T.I sempre manter a rede com recursos de equipamento  e softwares atualizados .

No entanto, é sempre bom ter o bom senso de aplicar as atualizações no momento certo, para evitar transtornos e impactos que possam afetar a produtividade da empresa.

 

Conclusão

Bom estes são os pontos que entendo que deixam uma rede local (LAN) impecável.

No entanto, é certo que esta realidade não ocorre com todos os profissionais, afinal, muitas empresas veem o custo com Tecnologia da Informação desnecessário.

Mas como acabar com esta visão de alguns gestores? Bom! isso ainda é um grande desafio para os profissionais que sofrem com este dilema.

E você? Como é a rede local da empresa que você atua como administrador de redes? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber.

 

Você também pode gostar de: [O que é DHCP? Entenda tudo sobre este protocolo]

 



Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.