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Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam o alerta.
Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais.
De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo.
Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.
Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome.
No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira.
Gravidade dos vazamento de dados
No vazamento mais grave, foram expostas informações de mais de 220 milhões de brasileiros, vivos e mortos.
Ao todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um caminho para tentar identificar se estão utilizando o CPF para fazer empréstimos ou serviços com instituições financeiras é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.
A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras.
Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.
Veja agora como consultar o sistema Registrato do Banco central e fazer o seu cadastro. O processo tem várias etapas que serão descritas logo abaixo.
O que é Registrato?
O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio.
Qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido pode utilizar o sistema Registrato, mediante prévio credenciamento que é o que vamos lhe orientar passo a passo como fazer.
Quais relatórios posso obter através do Registrato?
Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:
- Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CCS: contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança). As informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações.
- Sistema de Informações de Créditos – SCR: contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras.
- Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais: contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.
Como realizar o cadastro?
O cadastro no registrado pode ser feita através dos seguintes meios:
- Aplicativo da instituição financeira que você possui conta (Smartphone).
- Internet Banking através da Internet em seu computador.
- Com Certificado Digital.
- Presencialmente no Banco Central.
Iremos verificar como realizar o credenciamento via cada uma das opções citadas acima.
1.Aplicativo da instituição financeira (Smartphone)
- Acesse o aplicativo do seu banco pelo Tablet ou Smartphone/Celular;
- Procure a opção Registrado e obtenha o PIN no seu aplicativo.
Esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:
- Banco do Brasil (Acessar: Menu > Serviços > Registrato)
- Bradesco (Acessar: Opção Registrato)
- Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações > Registrato Banco Central)
- Itaú (Acessar: Serviços > Registrato Banco Central)
- Santander (Acessar: APP SANTANDER > Santander ON > Meu momento > Bacen Auto Credenciamento Registrato)
- Sicoob (Acessar: APP SICOOB > Serviços > Registrato Banco Central)
- Sicredi (Acessar: Sicredi X > Registrato)
Depois de acessar a opção registrato e obter o PIN Conclua o credenciamento na página do Banco Central acessando AQUI.

Depois de realizar o seu credenciamento via aplicativo basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.
2.Internet Banking pelo computador
- Para realizar o credenciamento do Registrato pelo computador utilizando seu navegador de internet entre na página de credenciamento pela internet acessando AQUI. Ao acessar será exibida a tela a seguir.
- Preencha a tela com as informações solicitadas e na sequencia Acesse o Internet banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato e valide a frase de segurança.
- Conclua o credenciamento na página do Banco Central acessando AQUI Com a mesma frase de segurança, já validada, cadastre a sua senha.
- Depois de realizar o seu credenciamento via computador basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.
3. Acesso com certificado digital (e-CPF tipo A1 ou A3)
- Adquira um certificado digital com uma certificadora, as maiores referencias no mercado é a Serasa Experian e Certisign. O certificado compatível é o e-CPF tipo A1 ou A3 que será utilizado para comprovar sua identidade.
- Obtenha a senha de acesso no portal de credenciamento do Banco Central acessando AQUI.
- Depois de realizar o seu credenciamento via computador basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.
4. *Presencialmente no Banco Central do Brasil / Correspondência.
Você também pode pedir seus relatórios ou seu cadastro no Registrato:
- Pessoalmente, somente no Banco Central em Brasília. De segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, no Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B Ed. Sede – Brasília/DF –
- Por correspondência para: Banco Central do Brasil | Departamento de Atendimento Institucional | Divisão de Atendimento ao Cidadão | Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – 1º subsolo, Ed. Sede | Brasília/DF, CEP: 70074-900 – Use o Protocolo digital para pedir seus relatórios e outras informações sigilosas.
Saiba mais sobre a documentação que deve ser apresentada ao Banco Central.
*Serviço suspenso temporariamente para evitar o avanço da Covid-19.
Onde é possível obter maiores informações sobre o Registrato?
Para você obter maiores esclarecimentos sobre como utilizar os serviços do Registrato acesse agora a página de Perguntas Frequentes do Banco Central do Brasil acessando AQUI.
Pelo telefone 145 De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h (custo de ligação local) ou enviando seu pedido por correspondência para o endereço:
Banco Central do Brasil | Departamento de Atendimento Institucional | Divisão de Atendimento ao Cidadão | Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede | Brasília – DF, CEP: 70074-900
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