Aliexpress-Cupom

22Registrato - Descubra se seu CPF foi usado indevidamente.

Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam o alerta.

Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais.ebcebc

De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo.

Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.

Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome.

No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira.

Gravidade dos vazamento de dados

No vazamento mais grave, foram expostas informações de mais de 220 milhões de brasileiros, vivos e mortos.

Ao todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Um caminho para tentar identificar se estão utilizando o CPF para fazer empréstimos ou serviços com instituições financeiras é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.

A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras.

Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.

Veja agora como consultar o sistema Registrato do Banco central e fazer o seu cadastro. O processo tem várias etapas que serão descritas logo abaixo.

O que é Registrato?

​O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas operações de crédito e operações de câmbio.

​Qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido pode utilizar o sistema Registrato, mediante prévio credenciamento que é o que vamos lhe orientar passo a passo como fazer.

Quais relatórios posso obter através do Registrato?

Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:

  • Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CCS: contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança). As informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações. 
  • Sistema de Informações de Créditos – SCR: contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras. 
  • Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais: contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.

Como realizar o cadastro?

O cadastro no registrado pode ser feita através dos seguintes meios:

  1. Aplicativo da instituição financeira que você possui conta (Smartphone).
  2. Internet Banking através da Internet em seu computador.
  3. Com Certificado Digital.
  4. Presencialmente no Banco Central.

Iremos verificar como realizar o credenciamento via cada uma das opções citadas acima.

1.Aplicativo da instituição financeira (Smartphone)

  1. Acesse o aplicativo do seu banco pelo Tablet ou Smartphone/Celular;
  2. Procure a opção Registrado e obtenha o PIN no seu aplicativo.

Esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil (Acessar: Menu > Serviços > Registrato)
  • Bradesco (Acessar: Opção Registrato)
  • Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações > Registrato Banco Central)
  • Itaú (Acessar: Serviços > Registrato Banco Central)
  • Santander (Acessar: APP SANTANDER > Santander ON > Meu momento > Bacen Auto Credenciamento Registrato)
  • Sicoob (Acessar: APP SICOOB > Serviços > Registrato Banco Central)
  • Sicredi (Acessar: Sicredi X > Registrato)

Depois de acessar a opção registrato e obter o PIN Conclua o credenciamento na página do Banco Central acessando AQUI.

Página de Credenciamento do Registrato Banco Central
Reprodução Página de Credenciamento Registrato via APP

Depois de realizar o seu credenciamento via aplicativo basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.

2.Internet Banking pelo computador

  • Para realizar o credenciamento do Registrato pelo computador utilizando seu navegador de internet entre na página de credenciamento pela internet acessando AQUI. Ao acessar será exibida a tela a seguir.

Credenciamento do Registrato pelo computador.

  • Preencha a tela com as informações solicitadas e na sequencia Acesse o Internet banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato e valide a frase de segurança.
  • Conclua o credenciamento na página do Banco Central acessando AQUI Com a mesma frase de segurança, já validada, cadastre a sua senha.

Credenciamento Registrato por Internet Banking

  • Depois de realizar o seu credenciamento via computador basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.

3. Acesso com certificado digital (e-CPF tipo A1 ou A3)

  • Adquira um certificado digital com uma certificadora, as maiores referencias no mercado é a Serasa Experian e Certisign. O certificado compatível é o e-CPF tipo A1 ou A3 que será utilizado para comprovar sua identidade.
  • Obtenha a senha de acesso no portal de credenciamento do Banco Central acessando AQUI.
  • Depois de realizar o seu credenciamento via computador basta acessar a página para fazer Login no Registrato acessando AQUI.

4.  *Presencialmente no Banco Central do Brasil / Correspondência.

Você também pode pedir seus relatórios ou seu cadastro no Registrato:

  • Pessoalmente, somente no Banco Central em Brasília. De segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, no Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B Ed. Sede – Brasília/DF – 
  • Por correspondência para: Banco Central do Brasil | Departamento de Atendimento Institucional | Divisão de Atendimento ao Cidadão | Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – 1º subsolo, Ed. Sede | Brasília/DF, CEP: 70074-900 – Use o Protocolo digital para pedir seus relatórios e outras informações sigilosas.

Saiba mais sobre a documentação que deve ser apresentada ao Banco Central.

*Serviço suspenso temporariamente para evitar o avanço da Covid-19.

Onde é possível obter maiores informações sobre o Registrato?

Para você obter maiores esclarecimentos sobre como utilizar os serviços do Registrato acesse agora a página de Perguntas Frequentes do Banco Central do Brasil acessando AQUI.

Pelo telefone 145 De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h (custo de ligação local) ou enviando seu pedido por correspondência para o endereço:

Banco Central do Brasil | Departamento de Atendimento Institucional | Divisão de Atendimento ao Cidadão | Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede | Brasília – DF, CEP: 70074-900

Espero ter te ajudado e se você achou interessante esta postagem, compartilha ela com outras pessoas.

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.