
Imagem: Pixabay
Neste post você vai ver
- O que significa o RGPD ?
- Quais os direitos dos usuários abrangidos pelo regulamento do RGPD?
- Quando adequar o RGPD no site ou Blog?
- É preciso mesmo seguir o RGPD?
- Quem não se adequar a norma?
- As ferramentas de e-mail marketing já estão de acordo com o RGPD?
- Conclusão
- Conheça uma solução fantástica para seu site ficar de acordo com a RGPD.
O que significa o RGPD ?
RGPD ou (GDPR – sigla em inglês) significa Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Se trata de um regulamento publicado oficialmente pelo Parlamento Europeu em maio de 2016 e cuja vigência começou em maio de 2018.
Com o avanço da internet, o volume de dados recolhidos, armazenados e sistematizados por órgãos das mais diversas esferas aumentou consideravelmente.
Na internet não poderia ser diferente.
O regulamento atinge sites e blogs que coletem informações de usuários para vender produtos e serviços.
E atualmente o RGPD tem uma abrangência territorial a toda a União Europeia.
Aqui no Brasil temos também a lei do Marco Civil na Internet que trata algumas dessas regras de privacidade bem parecidas com a lei do RGPD.
Quais os direitos dos usuários abrangidos pelo regulamento do RGPD?
O regulamento garante alguns direitos para quem disponibiliza informações pessoais em serviços na internet.
Estes direitos são os seguintes:
- Consentimento prévio do usuário: As informações dos usuários só podem ser registradas e utilizadas com seu consentimento prévio.
- Informação de como seus dados são registrados e utilizados: Todos usuários possuem o direito de serem informados de quais informações serão guardadas.
- Acesso a revogação de consentimento de uso de informações: Devem ser disponibilizados mecanismos que de forma simples e clara possa permitir aos mesmo revogar o uso de qualquer informação ou consentimento.
- Poder de apagar as informações fornecidas: Deverá ser disponibilizado mecanismos para os usuários poderem apagar todos os dados de forma simples e clara, isso é valido até mesmo para comentários deixados em seu site.
- Informações de privacidade e segurança: em caso de roubo de informações o usuário deve ser comunicado num prazo máximo de 72 horas.
Quando adequar o RGPD no site ou Blog?
Se o seu site ou Blog é sua comunicação principal com clientes e seguidores é necessário aplicar uma pagina de politica de privacidade.
Nesta página você vai deixar informações de como os dados pessoais obtidos através de páginas de capturas ou inscrições são guardados e processados.
Portanto, para cada ação dentro do seu site que envolva coleta de dados deve ter o consentimento prévio do usuário de forma clara
Por exemplo:
Se em seu site ou blog existe uma caixa de captura onde seus visitante podem incluir o endereço de e-mail e telefone de contato para receber um e-book por exemplo, esta permissão não lhe concede o direito de inclui-lo em outras listas como: lista para receber newsletter, receber ofertas de produtos ou serviços entre outros.
Neste caso você tem que obter autorização prévia para todas as listas individualmente.
Deu pra entender?
É preciso mesmo seguir o RGPD?
Como já falei anteriormente a lei se aplica apenas a países da união europeia, mas existem alguns motivos que reforçam a necessidade de você seguir a lei RGPD em seu site independente do país em que você esteja.
Uma delas é que internautas do mundo todo podem visitar o seu site se inscrever ou deixar comentários em suas postagens tonando este consentimento necessário.
Se o seu site ou blog utiliza cookies (Analytics, Facebook, Webmaster Tools, etc) é mais um motivo para você ficar de acordo com a lei.
Empresas como o Google já exigem que se tenha uma politica de privacidade nos sites parceiros e reconhecem isso como uma boa pratica.
Quem não se adequar a norma?
O RGPD é uma lei da união europeia e se esta lei não for seguida e algum visitante europeu fizer queixa quanto ao uso de suas informações, o site ou empresa que violar as normas ficam sujeitos a uma multa que pode chegar a 20 milhões de euros.
Mas, não significa necessariamente que a multa seja deste valor, isto é o valor máximo de referencia estipulado pela lei.
Outra penalização que pode ser aplicada é o seu site ser bloqueado em todo território europeu.
Outro detalhe importante é que muita gente esta fazendo terrorismo com esta nova lei por ai.
No entanto, não existem informações oficiais de alguém que tenha sido multado por não cumprir esta lei.
As ferramentas de e-mail marketing já estão de acordo com o RGPD?
Sim. As maiores empresas de e-mail marketing como a E-goi, Mail Chimp, LeadLovers entre outras já se adequaram ao regulamento.
Conclusão
O RGPD traz uma nova visão de privacidade do usuário e ao mesmo exige uma analise e planejamento das estratégias de Marketing digital.
Pra ter um ajuste controlado destas informações solicite o minimo de informações pessoais e mantenha sua politica de privacidade atualizada e clara para o usuário.
O ideal é que você adeque seu site ou blog contratando um web designer ou para quem possui site em wordpress Plugins gratuitos como o GDPR Cookies Consent e GDPR Cookie Compliance
Para quem optar por um plugin premium temos o WP RGPD PRO que também é desenvolvido para sites em wordpress.
Independente da lei, na minha opinião deixar o site em conformidade com o RGPD passa credibilidade e confiança aos seus visitantes.
Conheça uma solução fantástica para seu site ficar de acordo com a RGPD.
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E ai o que achou deste conteúdo? Espero que com este resumo possa ter te esclarecido um pouco de como funciona estas novas regras.
Porém, caso ainda tenha dúvidas não se esqueça de deixar aqui nos comentários, que ficarei muito feliz em poder te ajudar.