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O número de spam tem crescido e com isso foi necessária a criação de um código de autorregulação para a prática de e-mails marketing.
Esta regulação foi elaborado por algumas entidades entre elas a ABEMD – (Associação Brasileira de Marketing de Dados).
O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta quando utilizada de maneira correta.
Mas, é necessário alguns cuidados.
Para uma campanha de e-mail marketing de sucesso precisamos além de seguir estas regras dispostas na autorregulação, escolher empresas de automação de e-mail marketing sérias e que ofereçam serviços dentro do escopo da autorregulamentação existente.
Porém, logo abaixo deixo um resumo com as principais dicas que vão te ajudar a seguir estas boas práticas e obter resultados interessantes para seu negócio.
Neste post você vai ver
- É proibido utilizar informações enganosas ou falsas no cabeçalho do e-mail
- Proibido colocar chamadas de e-mail que contenha mentira – isso mais uma vez caracteriza envio de spam
- Dê sua localização real aos clientes
- Deixe claro se a sua mensagem for um anúncio
- Se alguém pedir para ser descadastrado de sua lista o faça
- Cuidado com possíveis incentivos de encaminhamento de e-mails – isso pode ser considerado spam
- Escolha empresas que ofereçam ferramentas que utilizem estas regras em seu produtos
É proibido utilizar informações enganosas ou falsas no cabeçalho do e-mail
Os usuários possuem o direito de saber de onde um determinado e-mail está vindo.
Portanto, a mensagem deve necessariamente representar a pessoa ou a empresa que enviou a mensagem.
Informações de roteamento também devem ser totalmente claras, o que inclui o domínio de origem e claro o endereço de e-mail que esta disparando as mensagens.
Proibido colocar chamadas de e-mail que contenha mentira – isso mais uma vez caracteriza envio de spam
O título de um assunto de e-mail é a forma mais viável de se chamar a atenção de quem recebe a mensagem não é mesmo?
Na ânsia de obter um bom resultado muitas pessoas enviam títulos que não refletem a exclusividade do conteúdo.
Caso você tenha uma oferta indicando 50% de desconto off no corpo do texto, por exemplo, sua chamada não pode indicar um número diferente, caso contrario isto pode começar a deixar suas mensagens sem credibilidade.
Dê sua localização real aos clientes
Isso mostra para as pessoas que você existe e que é real, trazendo credibilidade e criando segurança junto as pessoas de sua lista de e-mail (leads).
Então se esqueça de incluir um endereço valido.
Ferramentas de e-mail marketing como E-goi, LeadLovers, MailChimp entre outras conhecidas do mercado já possuem isto como premissa para conseguir criar uma campanha.
Deixe claro se a sua mensagem for um anúncio
Muitas pessoas se utilizam de técnicas que deixam a mensagem discreta deixando o anúncio parecer mais com uma recomendação do que propriamente uma venda ou oferta.
Mas, vale salientar que de acordo com a lei de SPAM pede que você deixe isso claro para as pessoas que serão os destinatários da mensagem.
Se alguém pedir para ser descadastrado de sua lista o faça
Temos uma matéria aqui no blog que fala sobre o código de auto-regulamentação do e-mail marketing e vimos que e-mails voltado a marketing de qualquer negócio precisa ter uma opção para o usuário solicitar seu descadastro a qualquer momento.
Então aqui na lei de SPAM não é diferente.
Lembrando que após ser excluído é preciso ter permissão do usuário para que faça parte de sua lista novamente.
Cuidado com possíveis incentivos de encaminhamento de e-mails – isso pode ser considerado spam
Você pode incluir em suas mensagens links para que os usuários encaminhem o seu e-mail a um amigo.
Porém, caso inclua algum tipo de cupom, código ou promoção, você vai se tornar totalmente responsável por este reenvio de e-mail.
Com relação a isso, é preciso tomar muito cuidado.
Escolha empresas que ofereçam ferramentas que utilizem estas regras em seu produtos
Estas leis mesmo sendo vistas como complexas, elas são essenciais para uma estratégia de e-mail marketing de sucesso e que possua aceitação por parte dos leads.
Portanto é muito importante escolher empresas que ofereçam recursos de e-mail marketing que estejam de acordo com todas estas regras.
Isso vai alavancar o número de leads seguimentados que você pode atrair para sua lista.
Consequentemente, aumentando sua autoridade na internet e te proporcionando conversões incríveis.
Se você esta procurando uma ferramenta de e-mail marketing que lhe ofereça segurança na captura dos seus leads ou no envio de emails marketing, indico a Leadlovers.
A Leadlovers é uma empresa respeitada no mercado de automação de marketing digital e que possui diversas ferramentas que vão te ajudar a alavancar seu negócio digital.
Também existem outras ferramentas que desempenham este papel muito bem como a Leadlovers, RdStation e Mailchimp.
Veja abaixo um vídeo da Leadlovers que é uma empresa super reconhecida no mercado que oferece serviço de e-mail marketing.
https://www.youtube.com/watch?v=EWJSUGyKTx4
2 Comentários
Essas informações são boas, gostei.
Estamos ai juntos no marketing digital.
Faz uma visita na minha pagina também depois para
dar uma força. Abraço.
Obrigado por sua visita! Visitei sua página e parabéns por seu projeto!
Grande abraço!