...

UFS 3.0 a tecnologia de armazenamento que é o SSD dos Smartphones

por Edson Pessoa
98 Visualizações

UFS versus MicroSD

As tecnologias de armazenamento vem  passando por grande evoluções, um grande exemplo é os atuais discos SSD (Solid State Disk) que garantem maior velocidade na transferência de arquivos por não ter o funcionamento mecânico igual ao Hds tradicionais de 3/4. 

Para saber mais sobre os discos SSD leia a postagem: HD e SSD você sabe a diferença? Entenda Tudo!

No mercado de dispositivos móveis em especial os smartphones e tablets a evolução nas tecnologias de armazenamento de arquivos não esta sendo diferente não.

A JEDEC, desenvolvedora de padrões para a indústria de microeletrônica, no ano de 2018 anunciou a versão 3.0 do Universal Flash Storage conhecido também pela sigla UFS.

O UFS ainda é pouco conhecido, mas, se trata de uma memória flash que foi criada para substituir os tão conhecidos cartões microSD e eMMC que é a tecnologia ainda mais usada nos smartphones atuais.

A principal vantagem do UFS 3.0 para as tecnologias anteriores como o MicroSD e EMMC é na velocidade de transferência de dados e o baixo consumo de energia, que de fato para os celulares é uma evolução muito importante pois vai ocasionar naturalmente uma autonomia maior no consumo de bateria.

A nova fonte de alimentação opera em 2,5 V, enquanto o padrão mais antigo funciona de 2,7 V a 3,6 V.

O UFS 3.0 consegue transferir até 11,6 Gb/s (Gigabits por segundo), esta é uma velocidade duas vezes maior do que a suportada pelo UFS 2.1 que é a versão anterior do UFS.

O novo padrão 3.0 ainda é capaz de trabalhar com duas faixas simultaneamente, resultando em uma transferência de até 23,2 Gb/s.

Chip UFS

Imagem: Chip UFS

Uso do UFS 3.0 nos Smartphones e Tablets

A tecnologia de armazenamento  UFS é usada em smartphones conhecidos como tops de linha há algum tempo.

A Samsung já emprega esta tecnologia em seus aparelhos premium e a Xiaomi a gigante chinesa de tecnologia já usa em alguns de seus aparelhos.

Apesar da evolução e a tendência de a tecnologia UFS ser utilizada por todos os aparelhos smartphones e tablets, a maior parte dos aparelhos ainda usam a tecnologia de armazenamento eMMC que é considerada 3 vezes mais lenta que o antecessor do USF 3.1 (USF 2.1) portanto seis vezes inferior ao padrão atual.

Outra vantagem do padrão UFS 3.0 é o suporte mais amplo a variações de temperatura: entre -40° C e 105° C.

Esta capacidade e resistência dos módulos UFS 3.0 de trabalhar com esses extremos não é apenas um capricho: a JEDEC espera que chips do tipo também sejam utilizados pela indústria automotiva.

Por que escolher um smartphone com tecnologia UFS?

A tecnologia UFS 3.0 aumenta o desempenho do smartphone em diversas utilizações cotidianas entre elas podemos destacar a reprodução de vídeo em resolução 4K  e  jogos intensivos.

em teoria, não se nota diferença entre um telefone usando o UFS 2.1 e outro usando o UFS 3.0.

Com leituras sequenciais de mais de 2 Gbps, o módulo de armazenamento não terá Gargalo e neste momento, o UFS 3.0 é simplesmente uma maneira de proteger seu dispositivo e preparar o caminho para a gravação de vídeo em 8K que será a resolução de vídeo para o futuro.

 

 

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE