As tecnologias de armazenamento vem passando por grande evoluções, um grande exemplo é os atuais discos SSD (Solid State Disk) que garantem maior velocidade na transferência de arquivos por não ter o funcionamento mecânico igual ao Hds tradicionais de 3/4.
Para saber mais sobre os discos SSD leia a postagem: HD e SSD você sabe a diferença? Entenda Tudo!
No mercado de dispositivos móveis em especial os smartphones e tablets a evolução nas tecnologias de armazenamento de arquivos não esta sendo diferente não.
A JEDEC, desenvolvedora de padrões para a indústria de microeletrônica, no ano de 2018 anunciou a versão 3.0 do Universal Flash Storage conhecido também pela sigla UFS.
O UFS ainda é pouco conhecido, mas, se trata de uma memória flash que foi criada para substituir os tão conhecidos cartões microSD e eMMC que é a tecnologia ainda mais usada nos smartphones atuais.
A principal vantagem do UFS 3.0 para as tecnologias anteriores como o MicroSD e EMMC é na velocidade de transferência de dados e o baixo consumo de energia, que de fato para os celulares é uma evolução muito importante pois vai ocasionar naturalmente uma autonomia maior no consumo de bateria.
A nova fonte de alimentação opera em 2,5 V, enquanto o padrão mais antigo funciona de 2,7 V a 3,6 V.
O UFS 3.0 consegue transferir até 11,6 Gb/s (Gigabits por segundo), esta é uma velocidade duas vezes maior do que a suportada pelo UFS 2.1 que é a versão anterior do UFS.
O novo padrão 3.0 ainda é capaz de trabalhar com duas faixas simultaneamente, resultando em uma transferência de até 23,2 Gb/s.

Uso do UFS 3.0 nos Smartphones e Tablets
A tecnologia de armazenamento UFS é usada em smartphones conhecidos como tops de linha há algum tempo.
A Samsung já emprega esta tecnologia em seus aparelhos premium e a Xiaomi a gigante chinesa de tecnologia já usa em alguns de seus aparelhos.
Apesar da evolução e a tendência de a tecnologia UFS ser utilizada por todos os aparelhos smartphones e tablets, a maior parte dos aparelhos ainda usam a tecnologia de armazenamento eMMC que é considerada 3 vezes mais lenta que o antecessor do USF 3.1 (USF 2.1) portanto seis vezes inferior ao padrão atual.
Outra vantagem do padrão UFS 3.0 é o suporte mais amplo a variações de temperatura: entre -40° C e 105° C.
Esta capacidade e resistência dos módulos UFS 3.0 de trabalhar com esses extremos não é apenas um capricho: a JEDEC espera que chips do tipo também sejam utilizados pela indústria automotiva.
Por que escolher um smartphone com tecnologia UFS?
A tecnologia UFS 3.0 aumenta o desempenho do smartphone em diversas utilizações cotidianas entre elas podemos destacar a reprodução de vídeo em resolução 4K e jogos intensivos.
em teoria, não se nota diferença entre um telefone usando o UFS 2.1 e outro usando o UFS 3.0.
Com leituras sequenciais de mais de 2 Gbps, o módulo de armazenamento não terá Gargalo e neste momento, o UFS 3.0 é simplesmente uma maneira de proteger seu dispositivo e preparar o caminho para a gravação de vídeo em 8K que será a resolução de vídeo para o futuro.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários