Aliexpress-Cupom
medir Internet
Foto de picjumbo.com no Pexels

Se você sempre mede a velocidade de internet para  saber se esta de acordo com a contratada por você, provavelmente você se atenta apenas a velocidade de download não é mesmo?

No entanto, existem outras métricas que são importantes para entender se a internet esta funcionando corretamente ou se para seu tipo de utilização ela ainda não esta ideal.

Por este motivo, fiz esta postagem para esclarecer alguns resultados que são exibidos pelos medidores de velocidade que você encontra ai pela internet (pelo menos os medidores que exibem informações detalhadas).

Então, se você quer obter este conhecimento e entender mais um pouco sobre outras métricas não deixe de ler esta postagem até final.

O que é ping (Latência)?

O Recurso de Ping é um utilitário que usa o protocolo ICMP que realiza o teste de conectividade entre equipamentos de uma rede.

Essa informação indica o tempo que leva para que uma  quantidade de dados faça um movimento de ida e volta entre seu computador e outro computador de uma determinada rede.

Quanto menor for o resultado, mais reativa e rápida é a sua conexão.

O teste é efetuado realizando diversas medições de ping onde o  sistema identifica um tempo mínimo, uma média e o jitter (que significa a variação máxima entre todas as medidas efetuadas).

O teste utiliza o protocolo TCP por garantir os resultados da medição e se as portas 8080 e 8081 estiverem bloqueadas o teste é realizado no modo HTTP.

O que é um bom resultado de Ping?

Geralmente se você tem menos de 50 ms ping isso já é o suficiente para utilizar bem os serviços web, no entanto, qualquer coisa acima disso, você pode começar a viver com um delay online, especialmente se você gosta de  jogar online.

Geralmente quem possui conexões por fibra óptica que garante uma conexão de internet bem estável é comum que se tenha bons resultados de ping.

No entanto, se você é um usuário que não faz uso de recursos online como lives ou mesmo jogos online que precisam de uma resposta rápida sem delays não é um caso em que se deva se apegar muito.

O que é Jitter?

Você provavelmente já ouviu alguém falar por aí que a rede está “congestionada” ou “atrasada”, certo?

Ao se utilizar essa expressão estamos falando da variação com atraso na entrega de dados em uma rede o que de fato está possui ligação direta com o jitter.

Isso significa que que há uma interrupção na sequência normal na troca de pacotes de dados, considerando o envio e o recebimento durante a conexão. 

Isso ocasiona em uma flutuação, que faz com que a experiência na internet seja impactada.

O jitter é medido a partir dos testes de pings, considerando a largura da rede e o tempo entre a troca de dados. 

Qual é o jitter ideal?

Em uma rede com funcionamento perfeito, o que se espera do jitter é que seja zerado, ou seja, sem nenhuma variação de atraso na troca de dados na internet.

No entanto, há diversos fatores que interferem na sua conexão.

Desde o plano de internet banda larga contratado, o tipo de conteúdo que você está acessando, a quantidade de pessoas na página e até mesmo o navegador de internet.

Diante disso, para o melhor desempenho da sua conexão, o ideal é que o jitter esteja abaixo de 20ms. 

Com essa medida, qualquer atraso não é sentido pelo usuário e a experiência de navegação será boa. 

Caso o jitter exceda 30ms, o impacto será perceptível pelo usuário, principalmente no caso de videoconferências e chamadas por Volp. 

 

O que é a taxa de bits baixados (velocidade de download)?

A velocidade de download é a velocidade de conexão com que a sua internet é capaz de acessar e extrair dados de um servidor para o seu dispositivo.

Simplificando, é a rapidez com que os arquivos são baixados para seu computador. Quanto maior a velocidade de  Download mais rápido você vai baixar programas e mais rápido será o carregamento de filmes e musicas em serviços de streaming como: Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Filmes entre outros.

Portanto, quanto maior é a taxa de download, melhor é a velocidade da conexão de sua internet para baixar coisas da internet.

Em geral velocidades acima de 10Mbps já oferecem uma boa experiência em downloads de arquivos e execução de streaming de musicas e filmes. 

Qual a velocidade de download ideal?

Esta pergunta é um pouco difícil de responder, no entanto, com a era da fibra óptica em todo o mundo, as velocidades de download em geral cresceram muito.

Uma grande parte da população brasileira é agora elegível para velocidades de até 50 Mbps, algumas até qualificando para 500Mbps.

É difícil dizer qual é a velocidade ideal de internet, mas na minha opinião velocidades entre 15 e 50 Mbps já é bem suficiente para a maioria das casas.

Se você  é uma pessoa que gosta de fazer lives e quer ter qualidade nas suas transmissões, opte por  velocidades de internet acima de 50 Mbps de download o que lhe garante em torno de 5 Mbps de Upload que é o fator chave na transmissão de lives e que veremos seu significado logo a seguir.

O que é a taxa de bits de upload (velocidade de upload)?

A velocidade de Upload é a quantidade de dados que a rede pode enviar para a internet ou para outro computador no período de um segundo.

Quanto maior for a taxa de upload, melhor será a velocidade deste tipo de conexão, se sua conexão suportar a partir de 2 Mbps isso significa que você já possui uma ótima velocidade de upload, ideal para quem faz lives pela internet.

O Jitter como já citamos aqui é uma variação do atraso na entrega de dados e pode ser definida como uma medida de variação do atraso entre os pacotes.

Uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes.

Uma das formas de minimizar os efeitos disso é a utilização de buffer, comum em sites de vídeos e redes sociais, no qual armazenam-se os dados à medida que eles chegam.

Privacidade dos medidores de velocidade

Hoje com a lei LGPD e a RGPD a privacidade das informações coletadas pelas empresas está sendo muito rígida e que precisa passar por aprovação prévia de quem autoriza a coleta.

Portanto, vale salientar que quando você utiliza um medido de velocidade de internet você precisa fornecer informações básicas para a avaliação de sua rede.

Por exemplo: A nPerf que é a parceira que disponibiliza o medidor de velocidade de internet aqui no blog coleta dados estatísticos de geolocalização.

Esses dados não são nominativos e eles permitem melhorar a qualidade das redes e o conjunto de dados coletados se tornam sua propriedade.

Os dados coletados são: geolocalização, informações sobre a rede, tipo e modelo do aparelho smartphone, versão do sistema e medidas efetuadas.

Os dados também são compilados para diferentes relatórios e servem para fazer mapas estatísticos.

Assim que se tornarem objeto de cessão a título comercial para terceiros, esses dados são entregues de maneira totalmente anônima (escondendo o IP).

Qual medidor de internet utilizar?

Na internet temos diversos sites que possuem medidores eficientes como o medidor de velocidade do blog PessoaTech, fast.com, Speedtest e Brasil banda Larga.

Para ver se sua velocidade de internet esta conforme o contratado utilize agora o nosso medidor de internet clicando no botão abaixo.

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.