...

Vlibras – Sistema de tradução amplia número de sinais em 30%

O sistema de libras Vlibras ampliou em 30% o número de sinais cadastrado na plataforma com mais de 21 mil sinais disponíveis na plataforma.

por Edson Pessoa
45 Visualizações
Home acessando a Plataforma do VLibras

Imagem: Caminhos da Reportagem / TV Brasil

A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

A ferramenta digital criada para facilitar a vida dos surdos no país ampliou em mais de 30%, nos últimos dois anos, o número de sinais para tradução do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e lança um avatar voltado ao público infantil, o Guga.ebcebc

O sistema de tradução, desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, dispõe de 21 mil sinais.

Avatar infantil

Avatar Guga Vlibras

Imagem: Agência Brasil de Noticias

Guga reúne-se aos avatares Ícaro (masculino) e Hosana (feminino), com os quais os surdos traduzem para Libras não só páginas do governo federal, reunidas na plataforma Gov.Br, mas também páginas de empresas que já aderiram à ferramenta.

Alguns exemplos: Vivo, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Sky Serviços de Banda Larga, Serasa Experian, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Agência Brasil.

“O Gov.Br é a plataforma com maior utilização do VLibras, mas a ferramenta extrapolou o Poder Público e também beneficia cada vez mais o público da iniciativa privada.

É uma ferramenta de inclusão digital”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, em nota.

O VLibras é uma ferramenta de código aberto, que foi aperfeiçoado com a colaboração de pessoas surdas usuárias da ferramenta, como Lucas Silva, 25 anos, de Itabuna (BA), e Rafael Emil Korossy Marques, 36, de Recife (PE).

Ambos ajudaram nas animações dos avatares que reproduzem os sinais em Libras.

“Crio para que Ícaro (avatar do VLibras) possa ser mais fluente”, diverte-se Silva, que conheceu a ferramenta nos primeiros meses de funcionamento, há cinco anos.

“Sou animador surdo e os vídeos do VLibras, de como criar as animações dos sinais, são didáticos, têm legenda e janela de intérprete. Isso nos ajuda bastante a criar. Assisti os vídeos, pratiquei e vi que estou indo muito bem”, comemora.

Sites

Hoje, 48.480 sites utilizam o VLibras, incluindo o Legislativo e o Judiciário, como o da Câmara dos Deputados, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Blog de Tecnologia PessoaTech também é um dos primeiros a aderir a tecnologia e disponibiliza o recurso ao em todo o site. 

“O VLibras é uma ferramenta digital acessível para surdos, ou seja, um robô-intérprete de Libras para auxiliar a vida de surdos nos sites.

Traduz o texto para Libras e também pode ajudar a encontrar um sinal por meio de uma palavra. Isso já é um ganho da comunidade surda digital, graças à tecnologia”, acrescenta Marques.

Personalização

A personalização dos avatares é gratuita no aplicativo VLibras. Ali é possível escolher cor do cabelo, da pele, dos olhos e da roupa de Ícaro, Hosana e agora do Guga.

Para ampliar a participação dos usuários, a equipe do VLibras está criando um Libraskê – ainda em fase de testes, sem data definida para ser lançado.

O Libraskê permitirá aos surdos ver músicas com o uso da linguagem de sinais.

O novo serviço vai trazer mais interação e diversão para o público infantojuvenil, destacou a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Edição: Graça Adjuto

Fonte Oficial da Noticia: Agência Brasil

Como baixar a ferramenta do Vlibras?

O Vlibras é um projeto que vem crescendo bastante e que com certeza é um projeto de extrema importância para a sociedade em geral. 

A ferramenta hoje está disponível em diversos formatos como: Plugin, widgets, aplicativo e em formato de software para instalar no computador seja ele Windows ou Linux.

Para baixar cada versão basta acessar os links disponibilizados logo abaixo:

  • Para baixar o plugin para o navegador Google Chrome ACESSE AQUI
  • Para baixar o plugin para o navegador Firefox ACESSE AQUI
  • Para baixar o aplicativo para plataforma Android ACESSE AQUI
  • Para baixar o aplicativo para a plataforma iOS ACESSE AQUI
  • Para baixar o Software para plataforma Windows ACESSE AQUI
  • Para baixar o Software para Plataforma Linux ACESSE AQUI
  • Para baixar o AddOn NVLibras NVDA ACESSE AQUI
  • Para integra o Vlibras ao seu site ACESSE AQUI

Para acessar a página oficial do projeto para verificar maiores informações acesse o site: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE