...

Whatsapp funcionará em vários dispositivos ao mesmo tempo

por Edson Pessoa
85 Visualizações

O WhatsApp divulgou que a função multiplataforma do aplicativo já começou a ser disponibilizada para os usuários em versão Beta do WhatsApp.

Este novo recurso viabilizará que uma única conta possa ser conectada em até 4 dispositivos diferentes sem precisar que o celular principal esteja conectado à internet ou ligado.

Por ora, o recurso só está disponível para um grupo seleto de usuários do WhatsApp Beta para que no futuro esteja habilitado para todos.

O Facebook empresa dona do WhatsApp informou também que os históricos de conversas também ficarão disponíveis em todos os dispositivos que estiverem conectados e que o primeiro acesso precisará ser realizado pelo celular principal e, posteriormente, as plataformas funcionarão de maneira independente por até 14 dias.

Sem sombra de dúvidas, o maior desafio para a liberação desta tecnologia foi relacionado a segurança dos usuários mantendo a criptografia das informações trocadas de ponta a ponta em todos os dispositivos.

O WhastApp deixou claro que cada plataforma conectada terá a sua própria identificação e relata que foram adicionadas novas ferramentas de controle e proteção para evitar invasões de hackers por alguns dos dispositivos conectados. 

Como usar o WhatsApp beta e a nova função multiplataforma?

Para utilizar o novo recurso, o usuário precisa, necessariamente, utilizar uma versão beta do WhatsApp — seja no Android ou no iOS.

Atualmente, os canais beta do WhatsApp para Android e iOS estão fechados para novos usuários.

Também não há uma periodicidade exata para que os desenvolvedores liberem novos espaços para novos testadores. No entanto, o cadastro é feito nas seguintes páginas:

WhatsApp beta para sistema operacional Android (Google Play)

WhatsApp beta para sistema operacional iOS (TestFlight)

Como utilizar a nova função Beta do WhatsApp?

Se você já faz parte do programa de funcionalidades Beta do WhatsApp precisará fazer o seguinte caminho para habilitar o novo recurso:

Nova Função Multiusuário do WhatsApp

No Android:

Abra o aplicativo WhatsApp e toque no menu pontilhado de >> “Mais opções” >> depois em >> “Aparelhos conectados“, >> em “Múltiplos aparelhos (Beta)” e, por fim, no botão de “Entrar no beta”.

No iPhone:

Com o app aberto, basta tocar nas >> “Configurações“, >> em “Aparelhos conectados“, depois em >> “Múltiplos aparelhos (Beta)” e em “Entrar no beta“.

O mesmo caminho também deve ser feito caso o usuário queira sair da versão beta desse novo recurso.

Como adicionar e remover dispositivos do WhatsApp com a função Múltiplos Aparelhos?

Para utilizar o recurso, é necessário participar de dois programas beta: o primeiro é o do próprio aplicativo, o segundo da nova função.

Depois disso, será possível associar os dispositivos à conta com um limite máximo de até de quatro aparelhos.

Para adicionar os dispositivos ainda será necessário fazer a leitura de código QR.

Para realizar a adição ou remoção de um dispositivo será necessário seguir os seguintes passos:

  • Se você está utilizando o sistema Android, toque no botão pontilhado de “Mais opções” e se for no sistema iOS em “Configurações“;
  • Depois, toque em “Aparelhos conectados” e por fim em “Conectar um aparelho“;
  • Utilize a opção biométrica de segurança ou PIN para validar a alteração.

Você também poderá optar pela opção de “Manter este aparelho conectado“, caso queira deixar fixa a conexão com um computador.

A opção é exibida na mesma área do escaneamento de código QR.

No entanto, vale salientar que por se tratar de uma versão Beta do WhatsApp pode ser que alguns recursos não funcionem de forma correta, o que de fato pode ser reportado ao WhastApp.

Entre os recursos divulgados pela empresa, mas que não estão funcionando temos:

  • Visualizar a localização em tempo real dos dispositivos adicionais.
  • Fixar conversas no WhatsApp Web ou app para o computador.
  • Entrar em grupos ou ver convites para grupos no WhatsApp Web e app para computador.
  • Enviar mensagens ou fazer chamadas para contatos com versões antigas do WhatsApp.
  • Fazer alterações no nome da empresa e etiquetas do WhatsApp Business via web ou app para computador.

Conclusão

Este novo recurso de multiplataforma do WhatsApp pode ser uma mão na roda para quem quer se comunicar através do WhastApp de qualquer dispositivo.

Porém, pode ser uma brecha no que diz respeito a privacidade, não no que diz respeito a própria aplicação, mais ao próprio usuário. 

Esquecer uma sessão do WhatsApp em um computador público por exemplo pode ser um risco para vazamento de informações importante e de cunho pessoal também. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE