...

Comprar celular – Conheça 5 dicas valiosas antes de comprar

Em meio a tantos modelos de celulares disponíveis no mercado, muita gente fica em dúvida sobre qual aparelho comprar. Por este motivo, nesta postagem gostaria de deixar 5 dicas essenciais para quem precisa comprar um novo celular smartphone.

por Edson Pessoa
9 Visualizações

Não sei se você lembra, mas, os primeiros aparelhos celulares eram muito simples em relação aos smartphones que temos atualmente. 

Bem diferente das funcionalidades que os aparelhos de hoje nos proporcionam, os aparelhos que tinham no mercado entre o final dos anos 90 se limitavam a fazer chamadas telefônicas e enviar e receber mensagens de texto SMS.

Isso fazia com que a escolha fosse mais focada no designer do aparelho o que de fato era bem mais fácil pois não envolvia a necessidade de conhecimento mais técnico sobre o aparelho.

Hoje os aparelhos disponíveis no mercado são verdadeiros minicomputadores de mão, que além de realizar ligações, nos proporcionam tirar fotografias, realizar filmagens em resoluções absurdas como o 4K, assim como a possibilidade de instalar diversos aplicativos que nos ajudam em nosso dia a dia. 

Se antes os celulares só faziam chamadas e enviavam ou recebiam mensagens de texto, hoje eles também tiram fotos, gravam vídeos em alta resolução, reproduzem filmes, tocam música e executam aplicativos dos mais diversos tipos que nos ajudam em atividades do dia. 

Tudo isso gerou a necessidade de ter um aparelho com configurações robustas para conseguir executar todas as funções sem travamentos. 

Portanto, se você está precisando trocar de aparelho celular e está com muita dúvida sobre qual aparelho comprar esta postagem foi feita exclusivamente para você.

No entanto, nesta postagem eu não vou abordar uma marca ou modelo específico que você deve comprar e sim algumas configurações importantes que você deve analisar independente da marca do aparelho.

Vamos então ao que interessa?

1.Tipo de tela

A escolha de qual tipo de tela escolher é muito importante quando estamos comprando um novo aparelho celular. 

Atualmente temos dois tipos de tecnologia de telas no mercado: Que é a tecnologia LCD e OLED/AMOLED, com cada uma delas podendo ter subtipos.

Qual a diferença entre as telas de OLED/AMOLED e as telas de LCD?

As telas de OLED/AMOLED exibem cores mais vividas e um preto mais profundo, já as telas de LCD não possuem tanta profundidade de preto e pode ter a visualização um pouco prejudicada quando a visão não está exatamente de frente. 

Por este motivo, as telas de OLED/AMOLED são encontradas em equipamentos mais sofisticados em termo de configuração.

Por outro lado, as telas de LCD são mais baratas e geralmente equipam aparelhos de entrada e em alguns de linha intermediária, no entanto, em raros casos as telas de LCD também equipam aparelhos de nível avançado.

Qual tela escolher?

Se você está buscando por uma qualidade melhor de imagem e redução no consumo de bateria eu indicaria a tela de OLED/AMOLED.

No entanto, existem ótimas opções de aparelhos com tela de LCD, inclusive se escolher a tela com tecnologia LCD opte pela que possua o painel do Tipo IPS LCD ou LPTS LCD (estas informações são possíveis de verificar no manual do aparelho ou na descrição do produto).

Com relação ao tamanho da tela, penso, que seja algo bem pessoal. Em geral as telas variam de 5 e 7 polegadas. 

Outro ponto que você deve ficar esperto é no que diz respeito a resolução de tela. Para aparelhos com telas de 6 polegadas ou mais sempre opte por uma resolução Full HD ou Full HD+.

2. Processador

A escolha do processador é muito importante na hora que se está escolhendo um novo aparelho celular. 

Afinal, é o processador que fornece todo o processamento do aparelho, logo, se as configurações do processador são ruins logo ele poderá ter gargalos no processamento causando travamentos e demora na execução dos aplicativos.

Hoje os maiores fabricantes de processadores para celular Android é a Qualcomm, Mediateck e Samsung.

A Qualcomm é a líder no segmento e seus chips são encontrados nos mais variados modelos e marcas de aparelhos de smartphones. 

Portanto, comprar um smartphone Android com processadores de um dos fabricantes acima já será um ótimo indício de que o aparelho vai ter um desempenho consideravelmente bom para sua linha. 

Vale salientar que os fabricantes possuem modelos de processador para cada tipo de smartphone com base em sua linha de aplicação que pode ser: básica, intermediaria e avançada. 

Em todos os casos, a dica é pensar no que você espera do smartphone (uso básico, algumas tarefas avançadas ou alto desempenho) e optar por um modelo com chip correspondente. Vale pesquisar pelo nome do processador no Google para saber em qual categoria ele se encaixa.

Obviamente, quanto mais avançado for o processador, mais caro tende a ser o smartphone.

Qual processador escolher?

A escolha do processador é algo crucial principalmente para quem gosta de aparelhos com bom desempenho, no entanto, vale salientar que quanto maior o desempenho mais caro o aparelho será.

O ideal é investir em aparelhos de linha intermediária, visto que são aparelhos que atendem a maioria das pessoas. 

No entanto, se você não possui orçamento disponível para comprar um aparelho de linha intermediária, existem bons aparelhos de linha básica de marcas como: Motorola e Samsung por exemplo.

3. Memória RAM

A memória RAM é fundamental para o funcionamento do aparelho celular, pois, ela é a responsável por guardar todos os aplicativos que estão executando no aparelho, inclusive o sistema operacional. 

No entanto, quanto a isso o mercado vem evoluindo bastante, e como cada vez mais os aplicativos estão exigindo desempenho dos aparelhos as empresas tiveram que avançar neste sentido.

Logo, não é difícil encontrar aparelhos linha de base com 4GB de memória RAM o que já é de fato uma quantidade de memória satisfatória.

No entanto, memória RAM nunca é demais, principalmente, se você pretende utilizar aplicações pesadas como jogos ou aplicativos de edição de vídeo por exemplo. 

Uma quantidade alta de RAM também facilita a alternância entre aplicativos abertos fazendo com que eles tenham maior fluidez, assim como a execução de tarefas simultâneas (deixar um app de música executando em segundo plano enquanto você realiza outra tarefa, por exemplo) tudo isso sem travar. 

Porém, vale salientar que aparelhos com altas quantidades de Memória RAM podem elevar o custo do aparelho e nem sempre trazer um ganho de desempenho perceptível.

Devo comprar meu celular smartphone com quantos GB de memória RAM?

Como falei anteriormente, quanto mais memória RAM melhor, no entanto, para a maioria dos usuários, opções variando entre 4 GB, 6GB e 8 GB de RAM já estão de bom tamanho.

Vale lembrar que a memória RAM trabalha de forma conjunta com o processador no desempenho do aparelho, não é a memória RAM de maneira isolada que vai garantir performance.

4. Armazenamento Interno

Capacidade de armazenamento de dados é um fator crucial para o celular e quanto mais espaço de armazenamento de dados interno o smartphone tiver, melhor.

Por que espaço de armazenamento interno nunca é demais? Simples: fotos, vídeos e aplicativos consomem muito espaço, inclusive alguns aplicativos como Youtube, Titktok, Instagram, WhatsApp entre outros que para garantir a melhor fluidez de seus vídeos salvam altas quantidades de armazenamento de dados em Cache (A memória cache é uma espécie de arquivo que funciona para guardar dados, informações e processos temporários acessados com frequência, evitando assim que tenha que procurar no caminho original e ocasione lentidão e travamentos na execução dos dados). 

Qual a quantidade de armazenamento interno ideal?

Ao escolher seu aparelho celular, opte por aparelhos que oferecem no mínimo 64 GB ou 128GB de armazenamento interno e se possível com a possibilidade de inclusão de memória adicional via slot para cartão SD.

No mercado é possível encontrar aparelhos com 516GB de armazenamento interno, porém, estes aparelhos costumam ser TOP de linha com um valor bem mais expressivo. 

Lembre-se que espaço nunca é demais, principalmente para quem usa o celular para gravar vídeos, fazer fotografias ou quando você é daqueles que gosta de manter o histórico de suas conversas no WhatsApp.

5. Bateria

A bateria já deixou de ser um problema nos aparelhos celulares, hoje a maioria dos aparelhos Android fabricados atualmente possuem baterias com capacidades generosas com no mínimo 4.000 mAh o que já considerado uma autonomia muito boa. 

Porém, algo que faz toda a diferença é o aparelho que possui carregamento turbo, isso pode ser um fator decisivo para pessoas que trabalham externamente e possuem pouco tempo para deixar o aparelho celular no carregador.

E existem caso de aparelho que em 15 minutos conseguem efetuara cargas de quase 60%. 

No entanto é importante verificar se o aparelho celular que você está pretendendo comprar vem com carregador rápido incluso.

É importante saber desta informação, pois não é raro o smartphone suportar esse tipo de tecnologia de carregamento rápido, mas, vir com um carregador comum.

Conclusão:

Vimos que com a evolução dos aparelhos celulares (conhecidos smartphones) ficou bem difícil escolher um aparelho celular em meio a tantos modelos e configurações disponíveis no mercado. 

E tudo isso não depende apenas de uma configuração específica, todos os componentes são importantes. 

Aqui nesta postagem falei sobre os 5 mais importantes pontos de atenção que todos deveriam analisar com mais cautela antes de fechar a compra que é: tipo de tela, processador, memória RAM, armazenamento de dados interno e bateria. 

Fazendo a escolha certa nestes 5 itens, dificilmente terá problemas de performance em seu aparelho.  

Espero ter lhe ajudado na escolha de seu novo aparelho celular (smartphone) e caso tenha mais alguma dúvida não deixe de entrar em contato conosco pelos comentários e nosso formulário de contato. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE