Aliexpress-Cupom
Dicas para não descarregar a Bateria do Smartphone.
Imagem de StockSnap por Pixabay

Se você vem percebendo que a bateria do seu smartphone não esta durando muito tempo, fique sabendo que nem sempre significa dizer que se trata de um desgaste ou defeito em sua bateria.

A bateria pode não durar muito tempo por problemas de configurações do sistema ou mesmo funções que estejam de alguma forma utilizando toda a energia de sua bateria.

Até ai se sabe que se existe um problema, no entanto, felizmente existem alguns procedimentos que vão ajudar a diminuir o consumo e aumentar a autonomia da bateria do seu smartphone.

Foi por este motivo, que resolvi fazer esta postagem com 7 dicas que julgo ser as principais quando o assunto é consumo de bateria.

Vamos então saber quais são estas dicas?

1.Utilize o modo de economia de energia em seu aparelho sempre que possível

Se seu smartphone é Android possivelmente ele possui o modo de economia de bateria nas configurações.

Inclusive nas configurações de economia de bateria possui a possibilidade de ativar automaticamente esta função.

No entanto, ao ativar a economia de energia o aparelho pode desligar algumas funções do sistema.

Mas, não se preocupe que ele não vai desativar nada demais, no mínimo ele vai desligar algumas funções que rodam em segundo plano.

Esse modo de economia de energia pode não se interessante se você precisa receber notificações em tempo real de algum aplicativo.

Um grande exemplo de aplicativos que recebem notificações em tempo real é os aplicativos de mensagens como WhatsApp e Messenger.

Por outro lado, se você não precisa destas notificações em tempo real, poderá desfrutar de muito mais tempo com seu smartphone longe do carregador.

2. Reduza o brilho da tela do seu smartphone

Quando passamos muito tempo com a tela do smartphone ligada é certeza de que a bateria vai descarregar bem mais rápido.

Uma maneira de reduzir o consumo de sua bateria enquanto assiste um vídeo ou navega na internet é reduzir o brilho da tela.

A alteração do nível de brilho da tela do seu smartphone pode ser feita acessando as configurações ou até mesmo pela barra de notificações da maioria dos aparelhos com sistema Android.

Também é possível configurar para que o próprio sistema adeque o brilho de sua tela para determinados ambientes.

3. Diminua o tempo para a tela do smartphone desligar

Uma configuração muito interessante e que já faço em meu aparelho inclusive é configurar um tempo mínimo para que o smartphone desligue a tela.

Como já vimos quanto mais tempo a tela do aparelho ficar ligada sem nenhuma necessidade, mais bateria será consumida.

Através das configurações do seu aparelho nas opções de tela você poderá realizar esta configuração.

Em geral existem opções para desligar a tela entre 15 segundos e 10 minutos.

Eu recomendo que não seja tão rápido mais que fique entre no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos.

Mas, fique a vontade para configurar o tempo que desejar.

4. Mantenha recursos como: Wifi, Bluetooth, Dados Móveis ou GPS desativados quando não estiver em uso.

Os recursos de conectividade de um smartphone também são responsáveis por boa parte do uso de energia da bateria.

Portanto, quando não estiver utilizando algum recurso do aparelho como: GPS, Bluetooth ou Conexão Wifi mantenha-os desligados.

Como estamos sempre conectados é bem difícil desativar alguns recursos como: Wifi e Bluetooth principalmente, mas, sempre que estiver fazendo alguma coisa que não vá precisar ficar atento ao celular deixe estes recursos desativados. 

5. Faça uso do Modo Avião quando necessário

Modo Avião para Reduzir Bateria
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Se você está prestes a ficar sem bateria e não quer de forma alguma ficar com seu smartphone descarregado, experimente ativar a função de Modo Avião.

Esse recurso ao ser ativado vai desativar as conexões de rede e de telefonia celular, mas, ativando este recurso você pode garantir um bom tempo de uso do aparelho em um momento que for realmente precisar utilizar o seu smartphone.

6. Remover papéis de parede animados e widgets

Existem na internet e em lojas de aplicativos uma grande variedade de recursos para inclusão de Widgets de papel de parede animados.

Os papeis de parede animados são aqueles que se movem o tempo todo e que chamam a atenção.

No entanto, apesar de serem recursos interessantes, os papeis de parede animados gastam bastante bateria.

Portanto, se você tiver Widgets ou um papel de parede nesse estilo, o recomendado é que remova para que se tenha uma autonomia bem maior da bateria do seu smartphone.

7. Desative as animações do Android

As animações que deixam a aparência do sistema do seu smartphone, também são vilões que podem consumir toda sua bateria.

Apesar, de não ser um recurso que consuma de forma absurda sua bateria, se  você ainda assim quiser tirar mais proveito de sua bateria e ter bem mais tempo de autonomia, desativar as animações podem ajudar bastante.

Ao desativar os recursos de animação do Android além de reduzir o consumo de bateria, também vai deixar o seu aparelho bem mais rápido.

Para acessar a configuração onde é possível desativar os recursos de animação do Android por exemplo, é através da opção >> Escala de animação da janela”  e selecionar “Animação desligada”.

Agora se não quiser deixar o seu aparelho sem apresentar nenhum tipo de animação do sistema escolha  a opção “Escala de animação 0.5x”.

Conclusão

Para quem precisa passar muito tempo com o smartphone longe da tomada, estas dicas vão ajudar bastante a reduzir o consumo.

No entanto, já temos smartphones no mercado que já possuem autonomia de até 2 dias longe da tomada.

Inclusive aqui em nosso blog temos duas matérias sobre estes aparelhos. Para saber agora quais são estes aparelhos acesse nossas postagens: Samsung Galaxy M31 – Um Smartphone intermediário com muita bateria e Motorola One Fusion – Um aparelho com Bateria Generosa.

Espero ter te ajudado e até nossa próxima postagem aqui do Blog PessoaTech.

Curta e Siga nossa página do Facebook!

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.