Aliexpress-Cupom
Diferença entre blog e site
Imagem de Kevin Phillips por Pixabay

Principais diferenças entre um blog e  site esta é uma dúvida muito comum em quem esta pensando em ter um espaço na internet.

Se você chegou até aqui é por que quer esclarecer esta dúvida que muitas pessoas possuem, principalmente quando estão pensando em iniciar um projeto na internet, que é: Qual a diferença entre um blog e um site?

Portanto, se você quiser esclarecer esta duvida sobre quais as diferenças entre um blog e um site não deixe de ler esta postagem que preparei exclusivamente para você.

hospedagem de site rápida hostinger

1. Qual a diferença entre um blog e um site?

A principal diferença entre um blog e um site é o conteúdo que é disponibilizado em cada uma das plataformas.

Os blogs são compostos de postagens de caráter informativo e técnicos com atualizações contantes.

Já em um site o conteúdo é focado em representar uma empresa com os produtos, serviços e contatos, com o objetivo de atrair pessoas que queiram fechar negocio ou possíveis clientes que tenham interesse em conhecer melhor a empresa.

Portanto, esta é a diferença que deve ser compreendida antes de iniciar um projeto na web.

Logo a seguir irei me aprofundar mais um pouquinho neste assunto para que você fique craque no assunto.



 

2. Detalhando 3 diferenças entre um blog e um site

As 3 principais diferenças que já falamos anteriormente e que vau detalhar abaixo são:

2.1 Diferenças na atualização do conteúdo

Como já falei anteriormente um site possui um conteúdo mais estático (sem atualizações constantes). Isso ocorre pois em sites as atualizações só ocorrem casso tenha mudanças nas especificações e preços dos produtos ou serviços.

Já no blog a atualização deve ser constante, isso se deve ao fato de um blog ter pessoas que estão interessadas em um determinado assunto e sempre querem ficar atualizadas sobre o assunto em questão.

Já outro fator de peso é o algoritmo do Google que impulsiona organicamente quando se tem uma periodicidade de publicação e atualização de conteúdos, caso de extrema importância para quem possui um blog.

hospedagem de site hostgator

Inclusive é comum a muitas empresas manterem seus sites institucionais e um blog para publicar conteúdos sobre seus produtos e serviços educando seus clientes e possíveis clientes. 

2.2 Comunicação Empresarial x Comunicação Pessoal

Uma diferença bem comum entre um site e um blog é a comunicação utilizada em cada uma das plataformas.

Em um site a comunicação tende a ser mais formal e geralmente se direciona a quem é a empresa, quais os valores e a missão.

Como também trazer informações sobre seus principais serviços ou produtos.

Como já falamos anteriormente, um site é a representação de uma empresa ou de uma pessoa, portanto, deve se utilizar uma linguagem formal e profissional.

No blog já é o local onde pode ser utilizada a linguagem que o publico se identifique melhor, portanto, pode ser utilizado um toque do editor e até mesmo um tom de conversa entre o editor e o leitor.

Isso humaniza mais a leitura e faz a comunicação com o publico fluir melhor.

No entanto, este tom de pessoalidade no blog deve ser avaliada de acordo com o tipo de publico que acessa o seu blog.

Ah! sem esquecer que  a informação deve ser relevante e de valor para quem esta consumindo o conteúdo.

King Host - A melhor Hospedagem de sites

2.3 Cada projeto um objetivo oposto.

No tocante ao projeto de um blog ou de um site é importante citar que cada um possui um objetivo isolado.

Um site como já falamos tem como objetivo demonstrar a missão, visão e produtos e serviços de uma empresa o que também podemos citar como exemplos uma site institucional, loja virtual ou até mesmo seu portfólio online.

Já um blog conforme já falamos anteriormente, pode ter um toque pessoal e com isso se torna uma ótima oportunidade para expor suas opiniões.

No blog é possível organizar seus artigos por categorias, por tags e colocar em ordem cronológica, se for melhor para seu negócio e para seu público.

3. É possível ter um blog e um site juntos?

É possível sim, inclusive eu já citei anteriormente que muitas empresas atuam com os dois projetos, criando um site institucional e um blog para disponibilizar conteúdos  de valor para educar e orientar seu publico.

No entanto, podem existir alguns casos onde não é necessário ter os dois projetos, geralmente quem não tem uma empresa estabelecida começa pelos blogs.

OFERTA PESSOATECH: Clique Aqui e veja como ter seu site em apenas 15 minutos! Mesmo que você não seja um programador. 

4. Como posso ter um site ou um blog?

Blog ou Site
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Para você ter um site ou um blog é necessário seguir alguns caminhos como: escolha do domínio, se vai usar um serviço de hospedagem entre outras questões.

Para que você fique ciente do que deve ser feito para ter um site acesse nossa postagem:Como criar um blog poderoso em apenas 6 Passos ou  Como criar um blog ou site em 4 Passos?

Para criação de blogs existem sites como o WordPress.com (WordPress) e Blogger (Blogspot) onde você pode ter um blog sem precisa pagar nada, no entanto, não poderá ter um domínio personalizado como por exemplo: “seusite.com.br”. 

No entanto, o conselho que deixo para quem quer começar um projeto na internet é escolher uma empresa de hospedagem de sites e comprar seu domínio personalizado.

Existem diversas empresas de hospedagem de site no mercado com preços muito bons.

Se você não quiser ter o trabalho de vasculhar uma empresa segura leia nossa postagem: Conheça 4 Empresas para você hospedar seu site ou blog .

 5. Conclusão

Espero que tenha tirado suas dúvidas quanto as principais diferenças entre sites e blogs e tenha ajudado na escolha do melhor projeto para você.

Logo abaixo vou disponibilizar um resumo com características de um blog e de um site para que você possa avaliar melhor e de forma rápida o que você realmente precisa.

Resumo de características de um Site

  • Conteúdo estático (que não precisa de atualizações constantes, apenas quando existem mudanças em especificações e informações institucionais da empresa.
  • Uso de Linguagem mais profissional, sempre utilizando palavras formais em sua construção.
  • Presença de um menu com direcionamento para páginas de produtos, serviços, contato, sobre a empresa, loja virtual, sistemas internos e de Webmail entre outros.

Resumo de características de um Blog

  • Necessária atualização e inclusão de novos conteúdos com mais frequência, pois isso é o que vai trazer relevância para o blog em questão pelos algoritmos do Google.
  • Pode ter um uso de linguagem leve e informal, podendo ser a linguagem que mais se identifique com o publico.
  • Postagens com conteúdo de valor  para o publico, com caráter técnico, educativo, informativo e que podem ser organizados e separados por categorias, tags, data de publicação e etc.



 

Hospedagem de Sites - HostMídia
Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.