
A tela Touch Screen (sensível ao toque) é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão.
O termo Touch Screen está relacionado geralmente ao toque na tela de um dispositivo com o dedo ou a mão ou através de um um objeto, como uma caneta especifica para telas touch screen por exemplo.
Hoje com o acesso mais barato a este tipo de tecnologia é comum ter essa tecnologia empregada em smartphones, tablets, caixas eletrônicos, videogames, notebooks entre outros.
Lembrando que as telas touch screen dispensam o uso de mouses e teclados.
Mas como é que estas telas funcionam? Como elas entendem que estão sendo tocadas?
Bom, leia está postagem até o final e conheça três tipos de sistemas básicos que permitem que essas telas consigam reconhecer o toque.
Sistema Resistivo (Tela Resistiva)
O primeiro tipo de de telas touch screen é as que utilizam o sistema resistivo.
O sistema resistivo consiste de um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metálica condutora e uma resistiva.
A camada condutora e resistiva são mantidas afastadas e uma camada com resistência a riscos é colocada por cima de todo o conjunto.
Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto o monitor está sendo usado.
Quando uma pessoa toca na tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador.
Logo que o toque é reconhecido, o mesmo é capturado por um software do sistema operacional. O sistema é bem parecido com o que ocorre com o mouse do computador onde tem um software que reconhece os movimentos do mouse e os seus cliques.
Em geral as telas resistivas são menos precisas no reconhecimento do toque devido seu sistema funcionar com várias camadas.
Na prática, as telas resistivas precisam que o usuário pressione com força para que se tenha maior precisão na identificação do toque.
Este tipo de tela resistiva foi muito usado em aparelhos smartphones antigos, hoje é uma tecnologia
Sistema Capacitivo (Tela Capacitiva)
Nas telas com sistema capacitivo existe uma camada que armazena uma carga elétrica no painel de vidro do dispositivo.
Quando a tela é tocada parte da carga é transferida para o local do toque que é automaticamente reconhecida pelos circuitos disponíveis nas laterais da tela que calcula exatamente onde o toque ocorreu e transmite esta informação ao sistema operacional do dispositivo.
A tela capacitiva é encontrada em celulares mais modernos e para resumir de maneira simples um celular com tela capacitiva é bem mais sensível ao toque e precisa.
Outra característica importante das telas capacitivas é que elas são multitouch, ou seja, podem reconhecer múltiplos toques simultâneos ao mesmo tempo.
É por isso que você pode manipular o zoom de fotos, por exemplo, abrindo e fechando os dedos ou fazer uma digitação de texto mais rápida e precisa.
Uma vantagem que o sistema capacitivo apresenta sobre o resistivo é que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%.
Isso dá ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara e de qualidade do que a apresentada pelo sistema resistivo.
Sistema de onda acústica superficial
Um sistema de telas touch screen ainda pouco conhecido é o de onda acústica superficial.
Este sistema possui dois transdutores (um receptor e um emissor) estes mesmos são posicionados nos eixos x e y do vidro da tela juntamente com refletores par enviar o sinal elétrico de um transdutor para outro.
Sendo assim ao tocar na tela touchscreen com este sistema o transdutor identifica se o sinal elétrico foi alterado informando ao sistema do dispositivo onde o toque foi originado.
As telas touch screen que possuem o sistema por onda acústica não possui camada metálica sobre a tela permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem.
Vantagens:
- Boa resistência
- Imune a produtos químicos.
- Pode ser usado com o dedo, caneta, e outros objetos.
- Baixo consumo de energia.
- Alta resolução.
- Multi-touch.
Desvantagens:
- Líquidos podem atrapalhar o funcionamento da tela
- Requer limpeza periódica do sensor.
- Pode ser susceptível a dados ruídos.
- Sistema Caro
Conclusão
Muitas vezes temos tecnologias que utilizamos diariamente, mas, não sabemos como é o seu funcionamento.
Este foi o objetivo desta postagem, esclarecer como é o funcionamento dos três tipos de tela touch screen existentes no mercado: resistiva, capacitiva e a por onda acústica.
Caso você ainda tenha alguma dúvida ou deixar sua complementação a está matéria basta utilizar nossos comentários ou nossa página de contato.
Um grande abraço e até nossa próxima postagem.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários