...

O que é Touch Screen? Entenda tudo agora!

por Edson Pessoa
104 Visualizações

A tela Touch Screen (sensível ao toque) é um display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão.

O termo Touch Screen está relacionado geralmente ao toque na tela de um dispositivo com o dedo ou a mão ou através de um um objeto, como uma caneta especifica para telas touch screen por exemplo.

Hoje com o acesso mais barato a este tipo de tecnologia  é comum ter essa tecnologia empregada em smartphones, tablets, caixas eletrônicos, videogames, notebooks entre outros.

Lembrando que as telas touch screen dispensam o uso de mouses e teclados.

Mas como é que estas telas funcionam? Como elas entendem que estão sendo tocadas?

Bom, leia está postagem até o final e conheça três tipos de sistemas básicos que permitem que essas telas consigam reconhecer o toque.

Sistema Resistivo (Tela Resistiva)

O primeiro tipo de de telas touch  screen é as que utilizam o sistema resistivo.

O sistema resistivo consiste de um painel de vidro normal, recoberto por uma camada metálica condutora e uma resistiva.

A camada condutora e resistiva são mantidas afastadas e uma camada com resistência a riscos é colocada por cima de todo o conjunto.

Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto o monitor está sendo usado.

Quando uma pessoa toca na tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador.

Logo que o toque é reconhecido,  o mesmo é capturado por um software do sistema operacional. O sistema é bem parecido com o que ocorre com o mouse do computador onde tem um software que reconhece os movimentos do mouse e os seus cliques.

Em geral as telas resistivas são menos precisas no reconhecimento do toque devido seu sistema funcionar com várias camadas.

Na prática, as telas resistivas precisam que o usuário pressione com força para que se tenha maior precisão na identificação do toque. 

Este tipo de tela resistiva foi muito usado em aparelhos smartphones antigos, hoje é uma tecnologia 

Sistema Capacitivo (Tela Capacitiva)

Nas telas com sistema capacitivo existe uma camada que armazena uma carga elétrica no  painel de vidro do dispositivo. 

Quando a tela é tocada parte da carga é transferida para o local do toque que é automaticamente reconhecida pelos circuitos disponíveis nas laterais da tela que calcula exatamente onde o toque ocorreu e transmite esta informação ao sistema operacional do dispositivo.

A tela capacitiva é encontrada em celulares mais modernos e para resumir de maneira simples um celular com tela capacitiva é bem mais sensível ao toque e precisa.

Outra característica importante das telas capacitivas é que elas são multitouch, ou seja, podem reconhecer múltiplos toques simultâneos ao mesmo tempo.

É por isso que você pode manipular o zoom de fotos, por exemplo, abrindo e fechando os dedos ou fazer uma digitação de texto mais rápida e precisa.

Uma vantagem que o sistema capacitivo apresenta sobre o resistivo é que ele transmite quase 90% da luz do monitor, enquanto o sistema resistivo transmite apenas 75%.

Isso dá ao sistema capacitivo uma imagem muito mais clara e de qualidade do que a apresentada pelo sistema resistivo.

Sistema de onda acústica superficial

Um sistema de telas touch screen ainda pouco conhecido é o de onda acústica superficial.

Este sistema possui dois transdutores (um receptor e um emissor) estes mesmos são posicionados nos eixos x e y do vidro da tela juntamente com refletores par enviar o sinal elétrico de um transdutor para outro.

Sendo assim ao tocar na tela touchscreen com este sistema o transdutor identifica se o sinal elétrico foi alterado informando ao sistema do dispositivo onde o toque foi originado.

As telas touch screen que possuem o sistema por onda acústica não possui camada metálica sobre a tela permitindo a passagem de 100% da luz e uma claridade perfeita da imagem.

Vantagens:

  • Boa resistência
  • Imune a produtos químicos.
  • Pode ser usado com o dedo, caneta, e outros objetos.
  • Baixo consumo de energia.
  • Alta resolução.
  • Multi-touch.

Desvantagens:

  • Líquidos podem atrapalhar o funcionamento da tela
  • Requer limpeza periódica do sensor.
  • Pode ser susceptível a dados ruídos.
  • Sistema Caro

Conclusão

Muitas vezes temos tecnologias que utilizamos diariamente, mas, não sabemos como é o seu funcionamento. 

Este foi o objetivo desta postagem, esclarecer como é o funcionamento dos três tipos de tela touch screen existentes no mercado: resistiva, capacitiva e a por onda acústica.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou deixar sua complementação a está matéria basta utilizar nossos comentários ou nossa página de contato. 

Um grande abraço e até nossa próxima postagem.

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE