...

O que é uma URL e por que ela é importante?

URL significa Uniform Resource Locator e é basicamente o endereço de um site. É importante porque ajuda as pessoas a encontrar seu site e também ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar seu site.

por Edson Pessoa
29 Visualizações

O que é uma URL? Qual a sua importância para a internet e como surgiu? Fique até o final desta postagem e fique por dentro!

O que é uma URL?

Bom! “URL” é um acrônimo que significa “Uniform Resource Locator” onde traduzindo significa: “Localizador padrão de recursos” e que é composto de três partes: Nome do protocolo (http:, ftp:, etc.), Host WWW e o nome do recurso (domínio) (exemplo: https://www.example.com).

Um URL é um endereço da internet que identifica um recurso (que pode ser um site, um documento, um vídeo e etc) específico na Internet e podem também ser chamados de endereços da web.

A primeira URL publicada na internet foi o: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, que foi criada por Tim Berners-Lee em 1991.

Como surgiram os URLs?

A ideia de um localizador uniforme de recursos surgiu em 1994, quando Tim Berners-Lee estava trabalhando na criação da World Wide Web.

Ele percebeu que precisava haver uma maneira de especificar locais na nova rede para que as pessoas pudessem acessar recursos específicos. E assim, a URL nasceu! Desde então, eles se tornaram parte integrante de como usamos a Internet.

Do que é formado uma URL?

Geralmente, um URL é formado da seguinte forma:

  • Um nome de esquema que é um protocolo de rede como: http, https, ftp, mailto etc.
  • O Host que é conhecido como: www
  • Um nome de domínio ou um endereço IP do servidor onde um site está localizada.

Por exemplo, em https://www.pessoatech.com.br temos um URL onde “https” é o protocolo de rede, www é o host e “pessoatech.com.br” é o domínio que direciona a um endereço IP de um servidor especifico na internet.

Inclusive a URL poderia ser formada através de uma numeração de endereço IP no lugar do domínio que ficaria algo como por exemplo: https://45.152.44.79

Qual é a finalidade de um URL?

Um URL é um Localizador Uniforme de Recursos e é usado para identificar recursos na World Wide Web (internet), ou seja, A URL que é chamada também de link ou endereço web é o que nos possibilita encontrar os conteúdos na internet. 

Os URLs são necessários praticamente para tudo na internet como acessar, portanto, estamos lidando com URLs diariamente ao navegar na internet, seja para acessar o Youtube, o site da faculdade, o site do banco e por ai vai. 

As URLs também são fundamentais para a indexação de todo conteúdo da internet nos motores de busca como o Google por exemplo. 

Como encontro o URL de um site?

Para encontrar a URL de um site basta visualizar a barra de endereço na parte superior do seu navegador ou colocar o ponteiro do mouse sobre um hiperlink (link).

Cada site tem seu próprio URL exclusivo, o que permite que as pessoas o encontrem facilmente online.

No entanto, alguns sites podem ter vários URLs que levam ao mesmo conteúdo. Isso pode acontecer se um site oferecer maneiras diferentes de acessar seu conteúdo, que podem ser com ou sem o www ou por meio de versões HTTP e HTTPS.

O que é um nome de domínio?

Como observamos anteriormente uma URL é composta por um domínio ,mas, o que é um domínio especificamente?

O domínio nada mais é que o endereço de um site na internet, uma parte importante para construir a sua identidade e a presença na web. 

Para ter um domínio é necessário contratar uma empresa de hospedagem de sites ou para casos de domínios controlados no Brasil através do site Registro.br.

Lembrando que ter um domínio na internet é obrigatório para quem quer ter visibilidade de um determinado conteúdo na internet. 

Porque os domínios foram criados?

Para entender os domínios, voltaremos um pouco na história. No final da década de 1960, quando a internet foi criada, ela tinha apenas propósitos militares.

Mais tarde, por volta de 1969, outras universidades foram conectadas a essa rede e logo depois surgiu a necessidade de identificação desses computadores.

Até agora tudo bem! Já temos vários computadores conectados uns aos outros na internet, mas como posso saber qual computador estou acessando? É aqui que os nomes de domínio aparecem.

Inicialmente, os nomes de domínio eram apenas o nome da organização ou instituição seguido por .edu.

No entanto, à medida que as entidades comerciais começaram a aparecer na internet na década de 1980, tornou-se necessário criar um sistema melhor para organizar e identificar sites.

Foi então que em 1984, quatro cientistas da computação criaram o formato familiar que usamos até hoje e que possui a seguinte formação: www.pessoatech.com.br (www.dominio.tipo.códigodopaís)

O www significa World Wide Web, que é a rede de documentos interconectados que todos acessamos quando estamos online.

O nome é simplesmente o nome exclusivo de qualquer site que você deseja visitar e, finalmente, .tipo indica a que tipo de organização ou instituição este site pertence.

Exemplos comuns incluem .com para organizações comerciais, .gov para agências governamentais e .org para organizações sem fins lucrativo.

Já ó código do país como o próprio nome diz é o que identifica o país que no caso do Brasil é o .br.

Qual a importância das URLs?

As URLs ajudam  as pessoas e os mecanismos de pesquisa a encontrar um site on-line e é uma parte essencial da propriedade de um site.

URLs também são importantes para SEO (Search Engine Optimization). Um URL bem otimizado pode ajudar a melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa.

E ai? O que achou deste conteúdo? Se foi interessante para você, o que acha de compartilhar  com um amigo?

Espero que tenha te ajudado a entender o que é uma url e a importância delas para a internet e caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto deixe aqui nos comentários. 

Eu vou ter o maior prazer em te responder!

Você também poderá gostar de ler: 5 dicas para você construir um site em Wordpress Profissional?

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE